Agência de Metrologia encerra mês de agosto com a realização de mais de 4 mil ações que beneficiam a população consumidora

Números comprovam que o órgão tem o compromisso em proteger o cidadão-consumidor e em estabelecer a concorrência justa entre as empresas.

O pão da padaria de todo dia, a comida por quilo, os números da bomba de combustível, a velocidade permitida nas vias de trânsito, o consumo energético das mercadorias eletrodomésticas, as etiquetas de peso dos produtos nas gôndolas do supermercado são alguns exemplos da presença fundamental da metrologia nas relações de consumo. É por meio da medição que muitos objetos são comercializados – volume, peso, medida fazem parte da rotina da sociedade.

No Tocantins, é compromisso do governo estadual proteger o cidadão-consumidor e em estabelecer a concorrência justa entre as empresas por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), uma Autarquia Estadual, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e que atua em conformidade com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo o órgão delegado oficial.

“Nossa atuação é focada em harmonizar as relações de consumo e, por meio da competência metrológica, assegurar à sociedade que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos pode ser visto como verdade, desde que tenha o Selo de Identificação e atenda aos regulamentos do Inmetro”, informa o presidente da AEM, Rérison Castro.

 

 

Números expressam o trabalho da pasta

-- Publicidade --

O mês de agosto encerrou com 4.302 ações metrológicas nas áreas técnicas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção. Ao longo do ano de 2021, os números chegam ao montante de 22.747 ações metrológicas realizadas.

Ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, aferição de equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos e instalação de taxímetros foram serviços ofertados pela Metrologia Estadual à comunidade.

“Trabalhamos nas ações de forma fiscalizatória e educativa, visando a proteção e a orientação da sociedade nas relações de consumo. Temos, também, o compromisso em orientar a sociedade consumidora, provendo assim relações comerciais mais equitativas, especialmente do ponto de vista do conhecimento e do cumprimento das legislações que balizam os empreendimentos comerciais”, reforça o gestor da pasta.

 

 

***

Cejane Borges / Governo do Tocantins