Cadetes do Curso de Formação de Oficiais do CBMTO recebem Espadim em Brasília

Publicidade

Publicidade

Os cinco aprovados em concurso público para Cadetes a Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, e que participam do Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Distrito Federal, encerraram na manhã desta sexta-feira, 15, a primeira etapa da formação. Desta forma, com o fim do semestre e a aprovação, eles receberam o Espadim, numa cerimônia com honras militares e que também é o início de uma nova etapa.

 

A Cerimônia do Espadim desta sexta-feira é a da turma 43, da Academia de Bombeiros Militares do DF. Foram contemplados os Cadetes Kalleb Luan Andrade, João Paulo Tavares Costa, Fabrício Cordeiro Borges, Antônio Marcos de Sousa e Mariana de Araújo Lage.

 

-- Publicidade --

Os registros relacionados ao Espadim datam da época do Czar Alexandre III, que no comando do Exército Russo teria solicitado que pequenas espadas em aço fossem feitas, em comemoração à vitória em campanha militar em Varna, a Bulgária atual.

 

Desde então, o ato marca o fim de uma fase de preparação dos Cadetes, que recebem uma espada pequena como símbolo da carreira sendo forjada.

 

A cerimônia em Brasília contou com a presença do tenente-coronel Guimarães Filho, comandante de Gestão de Pessoas, do major Nilton Rodrigues dos Santos, diretor de Ensino e Pesquisa da corporação tocantinense, ambos do CBMTO.