Comsaúde lança projeto para combate à desnutrição infantil com financiamento oriundo da declaração de imposto de renda de residentes na Itália

Projeto será financiado pela União das Igrejas Valdense e Metodista Italiana, com fundos do “Oito por Mil” da declaração de imposto de renda da pessoas físicas dos residentes na Itália, e é realizado pela COMSAÚDE, sob a responsabilidade geral da ONG internacional de origem italiana AIFO (Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau), representada no Brasil pela Associação Brasil Saúde e Ação – BRASA

A proposta de “Combate à desnutrição infantil: ação multisetorial no território do Porto Nacional” pretende contribuir para o desenvolvimento global de meninos e meninas, reduzindo os índices de desnutrição em Porto Nacional. Entre os objetivos, está a melhora da capacidade de diagnóstico e tratamento da má nutrição e da desnutrição entre crianças (0-5 anos) nos subúrbios no município.

A estrutura de referência para o manejo de casos de desnutrição infantil será o “Centro de Educação e Recuperação Infantil – CERI” que há 25 anos acompanha crianças com problemas de saúde em Porto Nacional. As atividades também serão realizadas no Centro das Crianças da Comsaúde, localizado no distrito do Parque Eldorado, bairro com altos índices de empobrecimento localizado na periferia do município.

O trabalho nas comunidades será dirigido principalmente às mães e seus filhos, com especial atenção às adolescentes e mulheres grávidas. O resultado esperado do projeto, que tem duração de 1 ano, é a constituição de uma rede coordenada de autoridades e instituições locais, capaz de garantir a prevenção e o tratamento da má nutrição/desnutrição infantil.

-- Publicidade --

O projeto prevê o envolvimento de 75 crianças de idade inferior a 5 anos, com problemas de doenças crônicas ou desnutrição, 60 profissionais de saúde, 40 pais, 25 gestantes, 70 mulheres em condição de vulnerabilidade social e desenvolverá atividades de avaliação, seminários, programas educativos, reuniões de capacitação e de aproximação com gestantes, curso de treinamento para doulas e enfermeiras, visitas domiciliares, sessões bimestrais de monitoramento, entre outras.

A ação é realizada pela Comsaúde, sob a responsabilidade geral da ONG internacional de origem italiana AIFO (Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau), representada no Brasil pela Associação Brasil Saúde e Ação – Brasa, que garantirá o monitoramento e as avaliações (intermediária e final) do projeto.

___

Texto: Stefano Simões – Coordenador da AIFO/BRASA/BRASIL
Fonte: Luciana Pereira de Souza