Empresário interessado em realizar prova de ultramaratona no Jalapão busca apoio do Governo do Tocantins

Na tarde de segunda-feira, 25, o Presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, recepcionou os empresários Paulo Garcia e Sandra Costa, representantes da Horizontes Aventura. A visita teve como objetivo apresentar uma proposta para a realização de uma ultramaratona no Parque Estadual do Jalapão.

Publicidade

Publicidade

A Horizontes Aventura é uma empresa especializada em turismo esportivo, e realiza diversas provas de ultramaratonismo em Portugal. Entre as provas, estão a Oh Meu DeusPortugal 1001 e a PT281+ que são realizadas há cerca de 20 anos no país europeu.

Já no Brasil, os empresários criaram uma nova identidade para atender o público que busca por esse modelo turístico, a Osmose Eventos Esportivos Ltda. A empresa é responsável pela Extremo Sul, prova que acontece, anualmente, desde 2015, no Rio Grande do Sul. O percurso passa pelas cidades litorâneas de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí. São mais de 200 km de muita natureza e convivência com os moradores locais.

Os empresários pretendem realizar uma prova neste formato, percorrendo grande parte do Jalapão. A ideia é um percurso de 200 ou 250 km para ser realizado em 5 dias de prova. Para o representante Paulo Garcia, a intenção é proporcionar a possibilidade de que o atleta-turista possa vivenciar toda a experiência de uma prova de resistência e também conhecer a culinária e a cultura local.

Na ocasião, o presidente Tom Lyra falou sobre a viabilidade desse tipo de evento no parque, já que outras provas parecidas já foram realizadas como o “Bota pra correr” em 2019, que trouxe atletas profissionais e amadores de diversos locais do Brasil para participar da competição. “O Jalapão é um roteiro que sempre atrai o público que aprecia atividades ao ar livre e junto a natureza, seus encantos são sempre um motivo a mais para conhecer e percorrer cada pedacinho desse paraíso, solicitei que nos seja enviado um ofício e o projeto para que possa apresentar ao Governador Mauro Carlesse. Acredito que esse seja um dos muitos eventos que o Jalapão poderá receber, fortalecendo sua posição como um dos melhores destinos turísticos para os amantes das provas de resistência e aventura”, afirmou o gestor.