Festival nacional de gastronomia destaca importância do coco babaçu e o bolo de roda

Receita típica das comunidades no Norte do País, o Bolo de Roda será bastante conhecido neste final de semana no maior festival de gastronomia do País, o Fartura – Comidas do Brasil, que nesta edição acontece na cidade de São Paulo (SP). A chef de cozinha Ruth Almeida é, mais uma vez, convidada especial do evento, representando o Estado do Tocantins, e apresentará uma aula interativa aos participantes.

O “Bolo de Roda” é um bolo de goma de tapioca com azeite de coco-babaçu, envolvido na folha de bananeira. Além da receita do Bolo, Ruth Almeida ensinará aos participantes do evento também sobre a importância do coco-babaçu. “Vai ser uma oportunidade de compartilhar com as pessoas uma receita que tem muito da minha história. Cresci cozinhando com a minha mãe e na aula vamos usar o processo que ela me ensinou”, conta Ruth.

A chef tem uma forte ligação em sua história com o coco-babaçu, já que antes de se tornar uma profissional da gastronomia era quebradeira de coco. “Precisamos valorizar esse trabalho cansativo, tão desvalorizado, mas que rende essa grande riqueza não só para a culinária com o azeite ou castanha, mas também para o artesanato e outros produtos”, complementa a chef de cozinha.

-- Publicidade --

São mais de 75 participações, com renomados chefs e cozinheiros, estudiosos da gastronomia e produtores do Brasil inteiro. Shows musicais e performances também fazem parte da programação artística. O Fartura busca mapear a gastronomia brasileira com seus personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes – e seu caminho da origem até a mesa. No Festival, os visitantes têm a oportunidade de experimentar pratos de chefs de todo o País, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir às cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa.

Fartura

O Festival Fartura – Comidas do Brasil é realizado pela Plataforma Fartura- Comidas do Brasil, que percorre todo o País por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs,receitas, produtos e ingredientes. Ruth já participou do Festival em outras edições em São Paulo (SP), Tiradentes (MG) e Fortaleza (CE).

No ano passado, em Fortaleza, Ruth ofereceu ao público presente um carré de caranha, acompanhando de cuscuz de farinha e azeite de coco babaçu. “Preparamos os pratos na hora, contando todos os truques para que eles fiquem mais saborosos”, disse Ruth.