Grêmios estudantis tocantinenses participam de Encontro do Congresso Nacional da Juventude em Brasília

Eles participaram de palestra, roda de conversa, de debates sobre a importância da representação e, ainda, das eleições para escolha dos conselheiros

Estudantes de escolas estaduais do Tocantins estão em Brasília, representando o Estado no Encontro do Congresso Nacional da Juventude (Conjuve). Eles chegaram à Capital na quarta-feira, 4, e irão retornar na sexta-feira, 6. O evento é uma oportunidade de intercâmbio com jovens de diversas partes do país, para troca de experiências na área do protagonismo juvenil e liderança.

Nesta quinta-feira, 5, é realizada uma eleição para composição do Conjuve, entidade que representa a juventude brasileira nacionalmente.

Os representantes tocantinenses, membros do Grêmio Estudantil, são Emanuel Bispo de Almeida, do Colégio Estadual São José; José Henrike de Sousa Barros, do Colégio Estadual Beira Rio; e Calebe Fernandes de França, João Gabriel Ribeiro Polary e Neuzinor Miranda Rodrigues, do Centro Estadual de Ensino Médio Cívico-Militar, todos de Palmas.

Neuzinor Miranda Rodrigues destacou a importância da participação no Encontro para aprender mais sobre representatividade. “Este é um espaço de representação que todos os estudantes deveriam participar. Aqui, entendemos as grandes conquistas da juventude ao longo dos anos, como a carteirinha de meia-entrada em eventos culturais, etc. É necessário reconhecermos a importância da representação estudantil e ocuparmos esses espaços”, frisou.

Eles participaram de palestra, roda de conversa e debates sobre a importância da representação da entidade e direitos conquistados pelos jovens.

Conjuve

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

___

(Guilherme Gandara/Governo do Tocantins)