Mais de 300 serviços de TI são disponibilizados aos usuários em catálogo de serviços elaborado pela ATI

Está disponível a todos os órgãos do Governo do Tocantins o Catálogo de Serviços da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que conta com 365 serviços de Tecnologia da Informação (TI) ativos. Por meio dele, é possível que os usuários identifiquem os serviços ofertados pela ATI, associados à produtos subdivididos nas macroáreas estratégicas: Gestão e Governança de TI, Sistemas de Informação e Infraestrutura e Serviços de TI.

Também é possível identificar qual o público-alvo, responsáveis e se o serviço está disponível na Central de Serviços da Agência. Através do catálogo, que pode ser conferido por meio do link https://ati.to.gov.br/gestao-de-ti/catalogo-de-servicos/, a Central apoia e orienta a gestão em todo o ciclo de vida dos serviços de TI.

A ATI ainda vem estruturando os seus processos alinhados com o Information Technology Infrastructure Library (ITIL), que é um conjunto de boas práticas de gerenciamento de serviços de TI que se concentra no alinhamento de serviços de TI com as necessidades dos negócios. Dessa forma, tem buscado gerar valor aos negócios através das melhores práticas de mercado desde a estratégia até a melhoria contínua dos serviços.

O presidente da Agência, Thiago Maciel ressalta que o catálogo de serviços foi construído com o objetivo de garantir a visibilidade e a transparência das ações da ATI dando suporte à governança de Tecnologia da Informação. “A ATI tem trabalhado para garantir aos órgãos do Governo do Tocantins serviços públicos de qualidade e apoio às iniciativas individuais e coletivas. Assim, o catálogo foi desenvolvido de forma a ser um facilitador na busca pelos serviços prestados pela Agência e garantir a visibilidade e a transparência das ações”, afirma.

-- Publicidade --

Atividades

Dentre as atividades da agência, destacam-se a fiscalização de contratos e convênios de TI, suporte à aquisição de bens e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), suporte e manutenção de equipamentos e sistemas, treinamento e capacitação de servidores em sistemas de gestão, desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão, bem como a prestação de serviços à medida que surgem novas tecnologias a serem implementadas no âmbito estadual.

 

***

Thaís Ramalho/Governo do Tocantins