Mutirão promovido pela Semus tem mais de mil pessoas testadas

Ação de testagem em massa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em pontos estratégicos da Capital testou 1.013 pessoas na segunda-feira, 15. O mutirão continua nesta terça-feira, 16, nas Feiras de Taquari, Arno 33 (307 norte) e no Jardim Aureny I, até às 17 horas. As atividades nestes locais também acontecem amanhã, quarta-feira, 17.

O servidor público Jussiel Costa Silva, que estava acompanhado do seu filho de 2 anos, Thomas Victor, fez o exame, e, na opinião dele, a testagem em massa da população é uma forma efetiva para que as pessoas identifiquem se são assintomáticas. “Eu e meu filho acabamos de ser testados e nossos exames foram negativos para Covid-19, mas é importante que as pessoas venham, se testem e consigam contribuir para o controle do vírus na cidade”.

Na quinta e sexta-feira, 18 e 19, os testes serão realizados na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo e nas Feiras da Arse 112 (1.106 Sul) e 304 Sul.

O farmacêutico da rede municipal de saúde Ricardo Nunes é um dos responsáveis pela ação e conta que os casos diagnosticados farão parte de um estudo epidemiológico da cidade. O servidor explica que esse mutirão é parte da estratégia de saúde traçada em Palmas que visa identificar casos assintomáticos e leves, para definir assim, a forma que a pandemia se comporta na cidade. “Essas ações são parte importante da definição dos planos do combate à Covid-19, podemos mapear o perfil epidemiológico a partir disso”.

-- Publicidade --

O usuário que for realizar o teste precisa apresentar um documento de identificação. Caso o resultado seja positivo, o paciente será notificado pelos profissionais de saúde e encaminhado para receber o atendimento nas unidades disponíveis exclusivas para casos de Covid-19.

Além dos profissionais da saúde, o mutirão contará com a participação das equipes de apoio militar do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na divulgação de resultados, segurança, organização de filas e preenchimento de formulários.

 

***

Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla