Orienta Naturatins vai atender Araguaína e Colinas

Nos próximos dias 31 de agosto e 01 de setembro, Araguaína recebe o Orienta Naturatins e no dia 2 de setembro será a vez do município de Colinas O agendamento do atendimento, em ambas edições, já está disponível e precisa ser realizado via WhatsApp (63) 99218-0298

O Governo do Tocantins avança municípios com mais duas edições do Orienta Naturatins para dar celeridade ao desenvolvimento do Estado através do atendimento do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Nos próximos dias 31 de agosto e 01 de setembro, Araguaína recebe o Orienta Naturatins e no dia 02 de setembro será a vez do município de Colinas. O agendamento do atendimento individual de produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores, em ambas edições, já está disponível e precisa ser realizado via WhatsApp (63) 99218-0298.

O Naturatins reforça nesta terça-feira, 24, que o agendamento é necessário para evitar aglomerações e contribuir com as iniciativas de prevenção da Covid-19. Cada atendimento tem duração de até 30 minutos, para tirar dúvidas acerca do licenciamento, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), carteira de pesca, além de oferecer serviços de protocolo e jurídico.

“A proximidade com produtores rurais, empreendedores e técnicos responsáveis têm resultado na celeridade do atendimento ambiental e desburocratização dos processos, com segurança legal. A ação do Orienta Naturatins visa assegurar os reflexos positivos do compromisso ambiental no crescimento da produção e no desenvolvimento econômico do Estado”, destaca Renato Jayme, presidente do Naturatins.

Atendimento

– Araguaína

Local: Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).

31/08 – 09 às 12h 14 às 17 h

01/09 – 09 às 12h

– Colinas do Tocantins

Local: Câmara Municipal de Colinas

02/09 – 09 às 12 h 14 às 17 h

Orienta Naturatins

Nas edições do Orienta Naturatins, os usuários podem tirar suas dúvidas sobre licenciamento, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), serviços de protocolo e jurídico. Outros esclarecimentos sobre julgamento de multas, prazos para defesa e recursos administrativos, segurança de barragem e carteira de pesca, bem como as informações voltadas para o licenciamento de atrativos naturais, também foram oferecidos em edições já realizadas.

O Orienta Naturatins busca promover a aproximação entre o Instituto e os produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores, para fins de orientação sobre os serviços do Instituto. Essa ação faz parte das diretrizes do Governo do Tocantins, para levar informações e facilitar os processos de regularização, reduzir a burocracia e dar celeridade para o desenvolvimento do Estado, sempre respeitando a legislação ambiental.

Em 2021, o Orienta Naturatins já realizou seis edições, atendendo o público dos municípios e região, entre eles, Araguatins, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Palmas, Dianópolis e Mateiros. Na próxima semana a agenda da ação avança para as edições de Araguaína e Colinas. Na edição piloto do Orienta Naturatins, ano passado, foram atendidos empreendedores, proprietários de áreas com atrativos turísticos e pequenos produtores rurais da região do Jalapão.

 

 

 

***

Cleide Veloso/Governo do Tocantins