Redes de drenagem reduzem impacto das chuvas em vias pavimentadas

O pacote de obras viárias financiado pelo Banco do Desenvolvimento da América Latina (CAF) em Palmas, em andamento desde o primeiro semestre deste ano, além de expandir a pavimentação asfáltica, está ampliando e reforçando a rede de drenagem pluvial existente na cidade. O resultado buscado é a diminuição do tempo de vazão das águas pluviais e, por consequência, de alagamentos em ruas e quadras atendidas pelas obras.

Para isso, o sistema de drenagem pluvial conecta grandes tubulações de concreto que canalizam a água captada nas sarjetas de ruas e avenidas por bocas de lobo para sua condução a estruturas de engenharia chamadas gabiões. Dois grandes gabiões estão em construção nesta semana, na Capital: um na Avenida TNS-04 no Jardim Taquari e outro na intersecção da Avenida NS-02 com a LO-08, lateralmente ao Parque dos Povos Indígenas (PPI).

Tratam-se de grandes armações construídas com telas de aço galvanizado e preenchidas com pedras, que funcionarão como estruturas finais de lançamento das redes de macrodrenagem.

-- Publicidade --

Finalidade

Segundo a Superintendência de Obras Viárias da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), essas estruturas são resistentes e flexíveis o suficiente para recebimento de grande volume de águas pluviais e que, em razão de suas medidas, proporcionam a dissipação da energia (velocidade e força) da água canalizada de modo que cheguem aos cursos finais sem impacto gerador de erosão ou assoreamento.

A grande vantagem no uso destas estruturas está na resistência e flexibilidade da estrutura, que comporta deformações do terreno sem rompimento, na durabilidade e permeabilidade da estrutura, característica que, inclusive, não prejudica o crescimento de vegetação lateral. As obras citadas fazem parte do Programa de Requalificação Urbana de Palmas, com financiamento do CAF, e têm obrigatoriamente licenciamento ambiental previamente.  No caso do gabião da Avenida TNS-04, o curso receptor é o córrego Santa Bárbara, e do gabião entre a Avenida NS-02 e LO-08, o córrego Sussuapara.

Em sua primeira etapa, já em andamento, o programa aplica em quadras, avenidas e bairros da Capital investimento da ordem de R$ 114 milhões. Entre as localidades beneficiadas estão: a Quadra Arne 64 (508 Norte), a Arne 63 (506 Norte), a Arne 54 (408 Norte) e avenidas adjacentes, quadras industriais e no setor Jardim Taquari as quadras T-20, T-21,T-30, T-31, T-32 e T33.