Servidores de Araguaína são capacitados em Cursos de Compras Públicas

Somados com o primeiro curso, realizado no início de dezembro, serão 70 servidores capacitados em 2019.

Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Araguaína (SEMED) participam, nesta semana, do 2º Curso de Compras Públicas, realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal. Até quarta-feira, dia 11, 35 pregoeiros da SEMED participarão do segundo curso. 

Somados com o primeiro, realizado no início de dezembro, serão 70 servidores capacitados. O objetivo da prefeitura é capacitar 100% dos servidores da área, incluindo pregoeiros e equipes das secretarias até o primeiro trimestre do próximo ano.

Segundo Ydney Fragoso da Silva, servidor técnico do Departamento de Inspeção, Monitoramento e Auditoria das Unidades Escolares da Rede Municipal, o projeto visa capacitar os pregoeiros das unidades escolares do município e enriquecer os conhecimentos sobre as novas práticas no pregão, com foco no tratamento diferenciado aos pequenos negócios.

Ele afirma ainda que, após capacitar os servidores, o curso será expandido para os fornecedores, mostrando como funciona o processo licitatório nas unidades escolares, quais documentos são exigidos, entre outras informações pertinentes ao processo.

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“A parceria com o Sebrae para a realização desse curso está sendo fundamental, porque vamos conseguir trazer os pequenos empresários e agricultores familiar da região para fornecer seus produtos às escolas, aumentando o número de fornecedores locais. Ao final, será feito um workshop com todos para incrementar ainda mais o processo de serviço de compra”, comentou Ydney. 

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, destaca o pioneirismo do município de Araguaína e as boas práticas para desburocratização e simplificação dos processos administrativos. “A parceria com a prefeitura tem gerado bons resultados. Essas capacitações mostram que Araguaína está cada vez mais alinhada às expectativas da população em relação as práticas responsáveis em relação à aplicação de recursos de modo transparente, eficiente e empreendedor”, pontuou Moisés.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, outra meta para 2020 é a criação do Programa de Boas Práticas de Licitação, onde todos novos fornecedores passarão por treinamentos. Atualmente, a prefeitura conta com 265 produtores da agricultura familiar cadastrados como fornecedores, que também serão treinados em 2020 pelo Sebrae e Prefeitura. 

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(Assessoria de Imprensa Sebrae Tocantins)