Servidores de Araguaína são capacitados em Cursos de Compras Públicas

Somados com o primeiro curso, realizado no início de dezembro, serão 70 servidores capacitados em 2019.

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Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Araguaína (SEMED) participam, nesta semana, do 2º Curso de Compras Públicas, realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal. Até quarta-feira, dia 11, 35 pregoeiros da SEMED participarão do segundo curso. 

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Somados com o primeiro, realizado no início de dezembro, serão 70 servidores capacitados. O objetivo da prefeitura é capacitar 100% dos servidores da área, incluindo pregoeiros e equipes das secretarias até o primeiro trimestre do próximo ano.

Segundo Ydney Fragoso da Silva, servidor técnico do Departamento de Inspeção, Monitoramento e Auditoria das Unidades Escolares da Rede Municipal, o projeto visa capacitar os pregoeiros das unidades escolares do município e enriquecer os conhecimentos sobre as novas práticas no pregão, com foco no tratamento diferenciado aos pequenos negócios.

Ele afirma ainda que, após capacitar os servidores, o curso será expandido para os fornecedores, mostrando como funciona o processo licitatório nas unidades escolares, quais documentos são exigidos, entre outras informações pertinentes ao processo.

“A parceria com o Sebrae para a realização desse curso está sendo fundamental, porque vamos conseguir trazer os pequenos empresários e agricultores familiar da região para fornecer seus produtos às escolas, aumentando o número de fornecedores locais. Ao final, será feito um workshop com todos para incrementar ainda mais o processo de serviço de compra”, comentou Ydney. 

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, destaca o pioneirismo do município de Araguaína e as boas práticas para desburocratização e simplificação dos processos administrativos. “A parceria com a prefeitura tem gerado bons resultados. Essas capacitações mostram que Araguaína está cada vez mais alinhada às expectativas da população em relação as práticas responsáveis em relação à aplicação de recursos de modo transparente, eficiente e empreendedor”, pontuou Moisés.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, outra meta para 2020 é a criação do Programa de Boas Práticas de Licitação, onde todos novos fornecedores passarão por treinamentos. Atualmente, a prefeitura conta com 265 produtores da agricultura familiar cadastrados como fornecedores, que também serão treinados em 2020 pelo Sebrae e Prefeitura. 

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(Assessoria de Imprensa Sebrae Tocantins)

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