Vice-governador trata da ampliação de Consórcio Intermunicipal no Tocantins com presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos

Reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins.

O vice-governador Wanderlei Barbosa recebeu nesta segunda-feira, 30, o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), Victor Borges, para tratar de ações que visem a ampliação da criação de consórcios intermunicipais no Tocantins.

-- Publicidade --

Com a participação de representantes da Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), por meio do secretário-executivo, Adenieux Santana, e da gerente de Fomento à Agroindústria, Verônica França, foram debatidas ações para criação de consórcio intermunicipal com objetivo de aquisição conjunta de equipamentos, fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, ampliação de mercado de produtos regionais, gestão de resíduos sólidos, dentre outros.

Para a gerente Verônica França, a formalização de consórcios é uma importante ferramenta para auxiliar os gestores municipais a melhorar a sua administração. “Abre novas possibilidades de captação de recursos, reduz despesas e gera desenvolvimento regional sustentável”, frisou.

Ainda durante a reunião, foram debatidas outras possibilidades de consórcios que podem ser criados com articulação conjunta de secretários estaduais, visando solucionar necessidades coletivas do povo tocantinense.

Entusiasta da política de consórcios intermunicipais, o vice-governador Wanderlei Barbosa considerou a reunião fundamental para incluir a criação de consórcios como política de Estado. “Eu sou entusiasta da implantação de consórcios intermunicipais. Além de ser um incentivo aos prefeitos, iremos trabalhar para unir forças com todos os entes federativos a participarem juntos. O Governo está aberto as discussões”, ressaltou.

O presidente da RNCP, Victor Borges, aproveitou o encontro para convidar o vice-governador Wanderlei Barbosa a participar do Global New Economy Fórum, que será realizado em Manaus, entre os dias 22 e 24 de novembro. Segundo o presidente, está prevista a participação de 30 embaixadas e fundos de investimentos para agrotechs. “Os Estados irão apresentar seus portfólios de investimentos para os fundos internacionais e o Estado do Tocantins está sendo oficialmente convidado a participar e se colocar como potencial para investimentos”, detalhou.

 

 

 

***

Elisângela Silva/Governo do Tocantins