Cerca de 3 mil crianças atendidas nas brinquedotecas da DPE

As crianças que acompanham os seus familiares durante os atendimentos nas regionais da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) contam com um cantinho especial: as brinquedotecas. Relatório do setor de estatística da Corregedoria-Geral da DPE-TO mostra que no ano passado,  2.947 crianças foram atendidas nas brinquedotecas instaladas na sede da Instituição, em Palmas, e nas regionais em Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

As brinquedotecas são um espaço lúdico e também de atenção ao desenvolvimento das crianças. Coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Defensoria, Elma Souza explica que a brinquedoteca tem sido uma ferramenta de fundamental importância durante os atendimentos, principalmente nos casos que envolvem pessoas em busca de conciliações e/ou discussões entre partes dos processos. “É uma forma de deixar as crianças longe das indesejáveis discussões que, geralmente, acontecem entre as partes dos processos”, diz.

Mais do que um espaço de entretenimento para as crianças enquanto aguardam atendimento dos pais, as brinquedotecas são também um espaço educativo e de orientação dos direitos das crianças. Desta forma, são trabalhadas rodas de conversas com a equipe de pedagogia sobre diversos temas. “A orientação às crianças é importante para que elas aprendam a se defender e a quem solicitar apoio quando necessário”, considera a coordenadora.  Segundo Elma, são trabalhadas atividades lúdicas que proporcionam à criança a oportunidade de simular situações e conflitos de sua vida social, dentro e fora da família.

Espaços

As brinquedotecas são especialmente decoradas e contam com diversos tipos de brinquedos, como casinhas de bonecas, carros, mesinhas e cadeiras, livros infantis, jogos, material para pintura, reciclagem, etc. Somente na Defensoria Pública de Palmas, por exemplo, a brinquedoteca está equipada com brinquedos e material pedagógico que totalizam mais de 300 itens.

-- Publicidade --

Nas brinquedotecas de Norte a Sul do Tocantins, a Equipe Multidisciplinar dá asas à imaginação para garantir o padrão de atendimento de qualidade e humanizado. Neste contexto, há contação de histórias, palestras educativas, jogos, brincadeiras, vídeos e até pedagogas fantasiadas de super-heróis, bonecas e personagens lúdicos.

Em datas comemorativas relacionadas ao universo infantil e lúdico também existem ações com programações extensas para as crianças.

Atendimentos

Conforme relatório do setor de estatística da Corregedoria-Geral da DPE-TO, somente no ano passado, 2.947 crianças foram atendidas nas brinquedotecas da Defensoria, sendo a maioria (2.545 crianças) maiores de dois anos. A média é de, aproximadamente, 300 crianças atendidas por mês.

O relatório aponta ainda que 1.646 crianças são meninas e 1.301 são meninos, com idade média de 4 ou 5 anos.  Um dado que chama atenção é que 863 crianças atendidas não frequentam a escola.