Em sua primeira edição do ano, ‘Gestão Presente se renova com novo foco e novos debates

A Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) dedicou esta sexta-feira, 4, para ouvir as demandas de membros e servidores da Diretoria Regional da Instituição em Guaraí, a 177 km da Capital. O momento faz parte do programa Gestão Presente, realizado pela Instituição, e contou com a participação do defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, da diretora da Regional da DPE no Município, defensora pública Luciana Oliani Braga e de aproximadamente 50 membros e servidores que atuam em Guaraí, Pedro Afonso, Colméia, Itacajá e Colinas.

Considerando que estão em curso, na Defensoria Pública, as oficinas para elaboração do Planejamento Estratégico 2020/2024 da Instituição, foram realizadas oficinas que subsidiarão o levantamento de informações para a composição do Plano.

Integrantes da Comissão relacionada ao Planejamento Estratégico, o superintendente de Defensores Públicos, Murilo da Costa Machado (coordenador da Comissão), e o defensor público Leonardo Coelho, participaram dessas reuniões. O superintendente de Administração e Finanças, Francisco Gois, também esteve presente a fim de realizar as oficinas e orientar os participantes sobre o processo de construção do Plano.

Na oportunidade, também foi informado que a Diretoria Regional designará um servidor para atuar em apoio à Coordenação de Gestão de Pessoas, fortalecendo o interesse da Administração Superior em valorizar membros, servidores e demais colaboradores que atuam na Instituição.

O Defensor Público-Geral aproveitou apresentou, ainda, um balanço parcial das conquistas da Administração Superior nesse ano, até o momento, e também apresentar um panorama nacional e estadual da Instituição, assim como desafios e oportunidades já identificados.

O orçamento da Defensoria e  parcerias conquistadas por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) também foram abordados por Fábio Monteiro.

Avaliações

-- Publicidade --

“É muito importante essa aproximação com o interior. À medida que vocês vêm e trazem uma equipe, a gente consegue perceber os resultados, troca de pensamentos e projetos. Quando a gestão vem até a Regional, a gente consegue valorizar melhor a instituição”, destacou Luciana Oliani.

Fábio Monteiro, por sua vez, reforçou que o Programa busca essa troca de experiências, mostrando como tem sido a administração da atual gestão, e um bate papo para tirar dúvidas e apresentar demandas: “O objetivo é que a gente venha conhecer a realidade interiorana, que possa trazer a palavra da Gestão para o interior, e também ouvir. Saber ouvir é importante e nós estamos dispostos a isso porque é como transcorre uma boa gestão”.

O Programa

O “Gestão Presente” percorre as sedes administrativas da Defensoria a fim de promover uma aproximação ainda maior com a realidade das Regionais, dialogar e trocar experiências com gestores e profissionais, além de informar membros, servidores e colaboradores sobre as tratativas políticas e orçamentárias realizadas no âmbito da Administração Superior.

Iniciado em 2017, as edições focaram nas demandas das Regionais. No ano passado, informação e conhecimento estiveram em pauta com a promoção de workshops sobre comunicação, sobre o software Solar e equipes multidisciplinares, além dos debates e troca de informações já previstos no Programa.

Em 2019, com a participação de membros e servidores das unidades da Defensoria (até então participam as equipes das sedes das Regionais), o Programa se propõe a ampliar o alcance e colaborar ainda mais para uma gestão eficiente, participativa e de resultados.

A equipe que integrou a edição realizada em Guaraí foi composta, ainda, pela coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Vanessa Maria Lima Sales Ferreira, e pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Tatiana Passarini Scarceli. (Colaborou Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO)