SONY DSC
- Publicidade -

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizaram, nesta sexta-feira, 11, um treinamento com a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Tocantins para inclusão de dados cartográficos e geoespaciais no portal do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG). As informações ficarão disponíveis em uma rede de servidores integrados à Internet e vão integrar uma base nacional de dados onde também são inseridos dados de outras instituições.

Durante a reunião técnica com os gestores da pasta, os representantes do IBGE disponibilizaram mecanismos de apoio para a inserção das informações.   “Com os dados no sistema, as informações que foram construídas com recurso público ficam transparentes e podem ser disseminadas para a sociedade como um todo. Agora, temos bases cartográficas, fotografias aéreas, carta de imagens, entre outros documentos, que estão disponíveis no sistema”, explicou o engenheiro cartógrafo do IBGE, Rafael Lopes.

“Nesse mapeamento, estão disponíveis as coordenadas geográficas de posição de todas as suas confrontações. Aqui no Tocantins, temos a estrutura montada, e a parte de geoserviço está em fase adiantada”, destacou o coordenador de indicadores econômicos e sociais da Seplan, Rodrigo Sabino.

 

Mapeamento

O Georreferenciamento é uma ferramenta que permite determinar a posição exata de um imóvel e a sua área. A geoinformação abarca conceitos como geoprocessamento e georreferenciamento e auxilia no processo de tomada de decisões, em ações que beneficiem a população, como dimensionamento de áreas para reforma agrária, entre outros.