Fé no Senhor do Bonfim reafirmada com apoio da tecnologia

Diante da pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19, a fé em Cristo é renovada na esperança da cura dos contaminados e conforto aos que viram os seus partirem. Manifestações de fé nunca foram tão necessárias, assim como a necessidade de se evitar aglomerações. Diante deste momento contraditório, a maior romaria do Estado do Tocantins, em honra ao Senhor do Bonfim, preservada há cerca de dois séculos em Natividade, mais de 80 anos em Araguacema e 40 em Tabocão, se adaptou. Em 2020, a tecnologia foi aliada dos fiéis, que puderam acompanhar a tradicional missa do dia 15 de agosto pela internet, rádio e TV.

Graças às transmissões, foi possível reduzir sensivelmente a quantidade de romeiros em cada município, o que não impediu manifestações emocionadas de fé pelas redes sociais. Somente em um dos canais de transmissão foram quase 800 mensagens de agradecimento a Deus por bênçãos diversas e também pedidos por saúde, principalmente pelo controle do vírus transmissor da Covid-19. “Peço por todas as pessoas do mundo, e peço a proteção a todos os profissionais da saúde, os daqui da minha cidade de Natividade, que estão trabalhando incansavelmente para evitar o pior”, registrou Jaqueline Tito, enquanto Maria Eulina dos Reis Santos rogou “por todos que estão com Covid e com qualquer outro mal que possa ser curado.”

“Nos preparamos para ir até suas casas, levar a Palavra para que todos estejam aos pés do Senhor do Bonfim em seus lares”, pontuou o padre Leomar Sousa da Silva, de Natividade (220 km de Palmas), aproveitando para agradecer ao governador Mauro Carlesse pelo apoio técnico nas transmissões e na segurança, por meio das polícias civil e militar, que atuaram na orientação dos romeiros que se dirigiram ao Distrito de Bonfim. “Continuemos fiéis e perseverantes”, exaltou.

Também houve comemoração para os 12 anos de Dom Romualdo Matias Kujawski à frente da Diocese de Porto Nacional. E ao final das transmissões foi exibido vídeo com o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que deixou seu apelo, principalmente aos jovens, para respeitar as regras de distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel, lembrando que, apesar dos investimentos em equipamentos é preciso permanecer ao máximo em casa, para evitar superlotação na rede de saúde.

No município de Araguacema, distante 292 km de Palmas, a missa foi celebrada no início da noite, por Frei William Dantas, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência , que recebeu alguns fiéis respeitando as devidas regras de distanciamento físico. A importância da fé e da simbologia do Santo foram ressaltados durante a missa.

Na Paróquia São Geraldo, em Tabocão, a 165 km da Capital, a missa noturna que encerrou o Novenário do Senhor do Bonfim foi celebrada na área externa da igreja. No canal do Facebook, muitos rogavam pela saúde de familiares. “Infelizmente, não foi possível realizar a romaria presencialmente esse ano; sei o quanto é difícil e doloroso para os que vêm anualmente, me compadeço da dor de cada um de vocês”, disse padre Mauri Barbosa, enfatizando a importância da união espiritual. “A esperança nunca morre, que possamos verdadeiramente aprender com o que estamos vivendo”, completou.

Transmissões

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Comunicação (Secom) e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), as missas foram transmitidas ao vivo pela TV Assembleia, pelas emissoras de rádio Mais FM 95,9 (Gurupi) e Porto FM 87,9; do canal do Youtube do Padre Jackson, além dos canais de Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência e da Paróquia São Geraldo.

“Tenho certeza que estaremos todos juntos na romaria de 2021, agradecendo ao Senhor do Bonfim pela superação dessa pandemia. Hoje ficamos em casa para preservar nossas vidas, mas com nossos corações abertos para a palavra de Jesus Cristo”, concluiu o governador Mauro Carlesse.

“A preservação das nossas tradições e o respeito à fé do povo tocantinense nos levou a esse esforço conjunto que resultou na transmissão das missas por meio de vários canais. Nossos agradecimentos à equipe da Secretaria da Comunicação, à TV Assembleia e demais parceiros”, destacou o presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra.

___

Seleucia Fontes/Governo do Tocantins