Festival de Mulheres do Tocantins, com apoio do Governo do Tocantins, segue com inscrição abertas para mostra audiovisual

Com intuito de promover e fortalecer as lutas por igualdade de gênero, bem como estabelecer redes de networking entre mulheres artistas e profissionais das artes, estão abertas até o dia 15 de julho, as inscrições para o Festival de Mulheres do Tocantins – TOCA FM, sendo o primeiro Festival aberto realizado por mulheres e para mulheres do Tocantins.

Nesta primeira edição do Toca FM, será realizada a Mostra de Cinema Curta Elas, espaço para as cineastas do Brasil exibirem seu trabalho de forma online e gratuita. As interessadas em participar da mostra podem obter informações e realizar as inscrições por meio do endereço eletrônico: http://iunacriativa.com.br/tocafm/

O Festival de Mulheres do Tocantins – TOCA FM é o primeiro Festival aberto realizado por mulheres e para mulheres do Tocantins, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

“O Festival visa valorizar mulheres artistas e produtoras de cultura no cenário local e também nacional. A Mostra de Cinema Curta Elas, pretende ser um espaço dedicado a pessoas que se identifiquem como mulheres, um lugar de exibição e divulgação de múltiplas e diversas realidades, numa tentativa de igualar a exibição cinematográfica entre gêneros”, pontua Thuanny Vieira, produtora responsável pela mostra do Toca FM.

Publicidade

Publicidade

De acordo com o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a iniciativa é oportuna para dar visibilidade para as mulheres, por meio da arte áudio visual, criando mais um espaço para que elas possam se expressar.  “ A mostra exalta a mulher diante do universo cinematográfico no cenário nacional, além de possibilitar o debate e criação”, destacou Mariano, enfatizando que o governador Mauro Carlesse, valoriza eventos dessa natureza que coloca em destaque as mulheres cineastas do Tocantins.

A primeira edição da Mostra Curta Elas ocorrerá no dia 4 de setembro de 2021 de forma virtual, no canal do TOCA FM no YouTube.

A Mostra de Cinema Curta Elas é destinada para cineastas que queiram participar da seleção e que sejam residentes em território nacional com filmes de curta duração produzidos a partir de 2011.

 

***

Wladimir Machado/Governo do Tocantins