Primeiro semestre da Indústria e Comércio é marcado pela prospecção de investimentos e implantação de novos projetos

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), realizou um balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2019. Em 180 dias de gestão, o trabalho se concentrou em ações estratégicas direcionadas à prospecção de investimentos para atrair grandes empresas e novos negócios, promovendo assim, a industrialização do Estado. Neste período, a pasta também iniciou ações de articulação e estruturação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Tocantins.

As atividades foram marcadas por diversas reuniões com investidores nacionais e internacionais, no gabinete, a exemplos dos encontros realizados em junho, com empresa China Communication Construction Company (CCCC) e com representantes do fundo de investimentos ABU Dhabi Fund for Development dos Emirados Árabes Unidos.

Secretário apresenta potencial do Tocantins aos conselheiros do Fundo de Desenvolvimento dos Emirados Árabes – Crédito: José Neto/Governo do Tocantins

As reuniões não se concentraram apenas na sede da pasta, o secretário da Indústria e Comércio e Serviços, Ridoval Darci Chiareloto, juntamente com o governador Mauro Carlesse foram a São Paulo para apresentar as oportunidades de investimentos do Tocantins a grandes grupos empresariais, como a Lyon Partners e o Grupo Caoa, distribuidor das marcas Ford, Subaru, Hyndai e Chery no Brasil.

Outra estratégia utilizada para prospectar investimentos foi a participação em feiras e exposições nacionais, a exemplo da Aquishow Brasil 2019, realizada em maio, em Santa Fé do Sul (SP), onde o Tocantins foi apresentado como a nova fronteira da piscicultura do Pais. Ainda em maio, o Estado também marcou presença na TecnoShow, em Rio Verde (GO), e no mês seguinte, na Digital Agro 2019, que foi realizada em Carambeí (PR).

 Visitas técnicas

As ações também foram marcadas por visitas técnicas a vários estados como São Paulo, Paraná, Goiás e ao Distrito Federal para estudar modelos de negócios para a implantação do Polo de Confecções e do Shopping do Automóvel. Além disso, a pasta está trabalhando para criação do Parque Tecnológico do Tocantins e teve efetiva participação na negociação para que o Porto Praia Norte inicie as operações o mais breve possível.

“São Projetos importantes que pretendemos tirar do papel para trazer mais dinamismo à nossa economia”, destacou o secretário Ridoval Chiareloto.

Microempresas

-- Publicidade --

A secretaria também deu início ao trabalho para reativar o Fórum Estadual de Micro e Pequena Empresa do Tocantins (Femep) que está inoperante desde 2018. Neste sentido, foi realizada um visita técnica, no início da segunda quinzena  de julho, ao  Subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe), José Ricardo de  Freitas Martins da Veiga, órgão ligado ao Ministério da Economia, no Distrito Federal, para verificar possíveis convênios e ações estratégicas voltadas para a articulação e estruturação do setor no Estado.

Na ocasião, foram apresentados pelo secretário os projetos em andamento da Subsecretaria, como é o caso do projeto Prospera MPE e a Política Nacional de Apoio a Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, os quais serão lançados no segundo semestre, bem como, os resultados das ações conduzidas pelo Femep no País.

Cadeias Produtivas

Outra ação de destaque foi a realização, em abril, da Rota do Peixe no Estado, uma ação integrada com o Governo Federal, que tem como objetivo alavancar a cadeia produtiva do setor. Além de visitas técnicas aos parques aquícolas de Brejinho de Nazaré e Sucupira, o evento contou ainda com a realização da 1ª Oficina de Planejamento da Rota do Peixe.

Investimentos

Somado a estas ações, a Secretaria teve efetiva participação na 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins/2019), com a organização do Espaço Empresarial onde foram expostos produtos oriundos da Indústria Tocantinense. Ocasião em que foram aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO) seis processos que requerem benefícios fiscais para expansão e implantação de novas empresas, referente ao Programa Proindústria (Lei 1.385/2003), com previsão de investimentos de R$ 23 milhões, como contrapartida.

Ações articuladas

Segundo o secretário, as ações de promoção do Estado desempenhadas neste semestre posicionaram o Tocantins com os demais estados da Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Neste sentindo, estamos trabalhando na criação de uma ambiência que soma ações articuladas com órgãos do Governo, Legislativo e entidades para promovermos a industrialização do Estado”, acrescentou.

Ridoval Chiareloto destaca ainda que o Governo busca dotar o Estado de infraestrutura adequada, somado a benefícios fiscais vantajosos para atrair grandes empreendimentos para impulsionar e dinamizar a sua economia. “Além disso, o governador Mauro Carlesse está empreendendo esforço para alinhar os órgãos estaduais, como as secretarias da Fazenda e do Meio Ambiente, com a finalidade de atender o empresariado de uma forma ágil e desburocratizada”, afirmou.

Para o próximo semestre, além de intensificar o trabalho de prospecção de investimentos, Ridoval Chiareloto, também pretende buscar, junto ao Governo do Estado, a solução para processos e compromissos assumidos pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado (FDE) que estão pendentes na pasta. “O governador Mauro Carlesse tem demonstrado à classe empresarial sua credibilidade e seriedade, fator importantíssimo para atrairmos novos investidores”, afirmou.