Araguaína realiza programação de combate ao trabalho infantil

Dentre as ações estão palestras, rodas de conversas e blitz educativa, realizadas até dia 23 de junho

Araguaína terá programação em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, relembrado em 12 de junho. Serão sete dias de palestras e rodas de conversas em escolinhas de futebol, instituições, além de blitz educativa na Avenida Marginal Neblina e Avenida Filadélfia.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Araguaína, por meio da Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), com ações que serão realizadas do dia 6 a 23 de junho.

O trabalho infantil é caracterizado como qualquer atividade econômica de sobrevivência, renumerada ou não, realizada por jovens em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. A programação elaborada tem como intuito orientar e reforçar os direitos das crianças e adolescentes.

“A vulnerabilidade social das famílias é um dos fatores que contribui com o trabalho infantil, por isso o profissional precisa de um olhar atento desde o momento da acolhida, visita domiciliar e encaminhamento para a rede de garantia de direitos”, explicou a coordenadora da Aepeti, Lorena Lages.

Assunto em campo
Antes de começar os treinos em campo, as crianças entre 7 a 17 anos de seis escolinhas de futebol irão participar de rodas de conversas. A primeira unidade é a do Setor Barros, no dia 6, às 8h30. No período vespertino, às 15 horas, será atendido o núcleo no Jardim das Flores.

No dia seguinte, 7, às 8h30, a Escolinha do Costa Esmeralda que funciona temporariamente no Jardim Bom Viver será visitada. Durante à tarde é a vez da unidade do Setor Araguaína Sul, às 15 horas. As ações continuam na Escolinha do Bairro de Fátima, no dia 8, às 8h30. Na data seguinte, 9, será às 16 horas, no Setor Novo Horizonte.

Blitz
Dois pontos da cidade foram escolhidos para a realização da blitz educativa, a avenida Margina Neblina e Avenida Filadélfia, nos locais a partir das 8h30, servidores estarão segurando faixas em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Os condutores e pedestres receberão panfletos contendo explicações sobre o tema e informações quanto os principais canais para denunciar.

Jovens mais informados
A programação contra o trabalho infantil terá as últimas ações voltadas para os adolescentes por meio de palestras educativas, nos dias 22 e 23, às 9 horas, na Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), localizada na Avenida José de Brito.

Programação completa
Dia 6 (segunda-feira)
8h30 – Roda de conversa na Escolinha de Futebol núcleo Setor Barros (Rua 26, QD 45 Jardim Bom Viver);
15h – Roda de conversa Escolinha de Futebol núcleo Jardim das Flores (Rua das Hortências, Jardim das Flores).

Dia 7 (terça-feira)
8h30 – Roda de conversa na Escolinha de Futebol núcleo Costa Esmeralda (Rua 26, Qd 45, Jardim Bom Viver);
15h – Roda de conversa na Escolinha de Futebol do Araguaína Sul (Rua Bacuri nº 620, atrás da UPA).

Dia 8 (quarta-feira)
8h30 – Roda de conversa na Escolinha de Futebol núcleo Bairro de Fátima (Rua União, com Rua Um).

Dia 9 (quinta-feira)
16h – Roda de conversa na Escolinha de Futebol Núcleo Setor Novo Horizonte (Rua Forte Maia, s/nº).

Dia 10 (sexta-feira)
8h30 – Blitz educativa (Avenida Marginal Neblina e Avenida Filadélfia).

Dia 22 (quarta-feira)
9h – Palestra educativa na RENAPSI (Av. José de Brito, 807).

Dia 23 (quinta-feira)
9hs – Palestra educativa na RENAPSI (Av. José de Brito, 807)