Conhecendo a gestão: Carlos Murad segue à frente do Impar

Por escolha do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, o gestor Carlos Murad se manteve na presidência do Impar (Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína), onde atua desde 2013. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica Dom Orione, o presidente é o 17º personagem da série “Conhecendo a gestão” de Araguaína, que tem como objetivo aproximar a população dos secretários municipais.

Natural de Presidente Prudente (SP), veio para o Tocantins na década de 80 para acompanhar o seu pai, que comprou uma propriedade rural no estado do Pará e notaram o potencial econômico de Araguaína e decidiram morar na cidade. O gestor conta que desde a juventude gosta da área de gestão pública e durante a sua carreira se inspirou nos passos da família.

“Eu sempre gostei da carreira política, desde jovem na escola. Além disso, teve uma época que eu e a minha família acompanhamos um senador por vários anos. Nesse meio tempo, em 1985, o meu pai morreu e nos afastamos temporariamente da política para administrar os bens da família”, relembrou o presidente.

 

Em sua estrutura o Impar conta com secretaria, recursos humanos, contabilidade, setor jurídico, controle Interno e serviços gerais

Experiências profissionais 
Carlos Murad atuou na cidade como comerciante. Em 1997, foi assessor na Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins), onde trabalhou por seis anos. De 2002 a 2007, foi assessor na Câmara dos Deputados e trabalhou na Secretaria das Cidades, em 2011.

Metas alcançadas
Há oito anos na presidência do Impar, ele aceitou o convite com tranquilidade, pois estava alinhado com a área que gostaria de atuar e destaca os avanços obtidos nesse período à frente do instituto, desde o aumento dos recursos a agilidade nos processos previdenciários.

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“Eu me sinto muito bem, pois é gratificante fazer um trabalho e está dando certo. Quando eu assumi o cargo, o patrimônio do Impar era de R$ 78 milhões, hoje estamos em quase R$ 200 milhões, ou seja, nós conseguimos crescer. Também fizemos muitas modificações, passamos a trabalhar com vários bancos, além da redução no processo de aposentadoria, antes levávamos 120 dias, atualmente são 60 dias para aposentar um servidor e também qualificamos nossos conselheiros”, afirmou o gestor.

Atribuições e expectativas
O instituto é responsável por garantir a prestação dos benefícios previdenciários aos servidores do município e atende 2.600 segurados, 494 aposentados e 80 pensionistas. O Impar funciona por meio de um regime próprio de previdência, controlado e fiscalizado pelo Ministério da Previdência Social. O gestor destaca a importância da reformulação da lei para manter a qualidade do serviço.

“A nossa meta esse ano é a reformulação da lei do Impar que está defasada, pois é de 1989, o que tem nos preocupado em alguns aspectos, principalmente quanta à forma de aposentar os novos servidores que estão entrando. Além de manter ou aumentar os recursos que conseguimos arrecadar, com objetivo de assegurar os direitos dos beneficiários e promover a melhoria da qualidade dos serviços previdenciários”, destacou.

Atualmente, o órgão conta com uma estrutura para funcionamento da secretaria, recursos humanos, contabilidade, setor jurídico, controle interno e serviços gerais. O Impar está localizado na Avenida José de Brito, nº 158, com horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas. O telefone para contato é (63) 3414-3835.

 

 

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Giovanna Hermice
Fotos: Marcos Sandes/Ascom