Atlas mostra o potencial do Tocantins na geração de energia solar

O Tocantins possui um enorme potencial energético solar a ser explorado, as informações sobre o mapeamento minucioso realizado pelo Governo do Tocantins nos 139 municípios está presente no Atlas Solarimétrico, documento inédito e que será apresentado nesta terça-feira, 31, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8h30. A iniciativa foi realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

-- Publicidade --

Os resultados do Atlas vai possibilitar o Estado de traçar estratégias para atrair investimentos, além de orientar sobre quais regiões do Tocantins o Governo precisa incrementar para garantir infraestrutura necessária para atender esta demanda. Com esse raio X, o Tocantins é o 6º país do Brasil e o 1º da região Norte a realizar este mapeamento completo da irradiação solar.

Serão realizados quatro talk show durante o workshop. O primeiro talk show é das 9h às 10h50, com a apresentação oficial do Atlas Solarimétrico realizada pelo Daniel Castellá e Luis Martín Pomares, representantes do Consórcio Nixus, Irsolav e STA.  Em seguida, das 10h50 às 12h10 é a vez da Mesa 02 que traz a Política Pública do Estado do Tocantins de Incentivo à Geração de Energia Solar (Programa Pró-Solar), com o subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rubens Brito; o público também terá acesso ao Programa Solar da Prefeitura de Palmas; e fechando a programação matutina tem a participação do subsecretário de energia Renovável do Estado de São Paulo, Antônio Celso de Abreu Júnior, com o tema Papel do Setor Público na Expansão da Geração distribuída.

A partir das 14h, o terceiro talk show é focado na Regulamentação do Setor Solar,  com o Panorama geral da fonte solar fotovoltaica no Brasil e no Tocantins, o assunto será explanado pelo presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauia; e das 15h30 às 17h20 a quarta e última rodada aborda sobre Financiamentos,  que apresentará ao público as linhas de créditos para a geração solar isolada e distribuída, com explicações do Banco da Amazônia, BNDS, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

O Workshop conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônica, Energisa e BRK Ambiental.

Atlas

Com recursos  de R$ 874.713,87, o Governo do Tocantins investiu na elaboração do Atlas Solarimétrico do Estado, que tem o objetivo científico de mapeamento detalhado na área de energia solar em todo o território estadual, assim desenvolvendo projetos para atrair investimentos para o Tocantins. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A iniciativa é fruto de um convênio entre Semarh com Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), para financiamento da execução do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS). A Ordem de Serviço foi assinada com o consórcio ganhador da licitação, formado por três empresas internacionais: Nixus, IrSOLaV e STA – a escolha se deu pela experiência em projetos específicos envolvendo tecnologias, mapeamento e atlas solares; pesquisas e estudos de mercado na área solar; além de experiência em medições e suprimento e auditoria em plantas solares.

PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP DO ATLAS SOLARIMÉTRICO DO ESTADO DO TOCANTINS

Data: 31 de julho

Local: Auditório do Palácio Araguaia, Palmas – TO

 

HORÁRIOPAUTA
8hCredenciamento e coffee break
8h 30Abertura
9h às

10h 50

Talk show – Mesa 1: Atlas Solarimétrico

Moderador: Luiz Carlos Molion

Apresentação do Atlas Solarimétrico do Estado do Tocantins

Daniel Castellá e Luis Martín Pomares (Consórcio Nixus, Irsolav e STA)

Apresentação sobre o potencial do Tocantins para aproveitamento solar na modalidade CSP (Concentradores Solares Parabólicos)

Diego Martínez (Consórcio Nixus, Irsolav e STA)

10h 50 às 12h 10Talk show – Mesa 2: Setor Público

Moderador: Luiz Carlos Molion

 Política pública do Estado do Tocantins de incentivo a geração de energia solar – (Programa Pró-Solar)

Rubens Brito (Subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins)

Programa Palmas Solar

Prefeitura de Palmas

Papel do Setor Público na expansão da geração distribuída

Antônio Celso de Abreu Júnior (Subsecretário de Energia Renovável do Estado de São Paulo)

12h 10Almoço
14h às 15h 30Talk Show – Mesa 3: Regulamentação do setor solar

Moderador: Mauricio Godoi (CanalEnergia)

Panorama geral da fonte solar fotovoltaica no Brasil e no Tocantins

Rodrigo Sauaia (Presidente Executivo da ABSOLAR)

Regulamentação da energia solar no Brasil

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL

Procedimentos para conexão à rede da Energisa
15h 30 às

17h 20

Talk Show – Mesa 4: Financiamentos

Moderador: Mauricio Godoi (CanalEnergia)

Apresentação de linhas de financiamento para geração solar isolada e distribuída

Banco da Amazônia, BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil

17h 20Encaminhamentos finais
17h 50Encerramento e Coquetel