Custodiados da Unidade Penal de Barrolândia fazem limpeza e arborização do Fórum e do Hospital Municipal de Miranorte

Cinco Custodiados participaram da ação que é o fruto do Programa Reeduca Tocantins.

Executando o Programa Reeduca Tocantins da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que utiliza mão de obra prisional para reforma e manutenção de prédios públicos, custodiados da Unidade Penal de Barrolândia foram levados ao município de Miranorte para realizaram a limpeza e arborização do estacionamento do Fórum da Comarca e do Hospital Municipal da cidade.  A ação foi realizada em parceria com os respectivos órgãos que receberam as benfeitorias.

Participaram da ação, que tem o foco dar uma devolutiva social, remir a pena e reinserir gradativamente os custodiados na sociedade por meio do trabalho, cinco homens privados de liberdade que roçaram, rastelaram e plantaram mudas de choupala indiana para gerar um microclima e melhorar o paisagismo dos locais.

Segundo o chefe da unidade, Denys Carvalho, o trabalho de reinserção social promovido por meio destas ações da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional traz benefícios para as pessoas em cumprimento de pena e para a sociedade como um todo.

-- Publicidade --

“Estou satisfeito com os programas, projetos e ações que estão sendo desenvolvidos nas Unidades Penais do Estado. Acredito que é de relevante valor social esse tipo de trabalho, onde podemos proporcionar uma nova expectativa de vida aos internos e fazer com que a execução da pena e o convívio familiar seja o melhor possível. Muitos que integram a massa carcerária não tem estudo e muito menos profissão, e com nossos projetos podemos mudar essa história”, afirma.

O custodiado W. V. S, que trabalhou na limpeza e arborização dos espaços, agradeceu por ter a oportunidade de contribuir com a melhoria e conservação dos ambientes públicos. “Essa é uma oportunidade muito boa que estamos tendo para remir a nossa pena e poder sair daqui com um espaço na sociedade”, explicou.

 

 

 

***

Gabriela Santos/Governo do Tocantins