Cariri dá exemplo no combate à pandemia e se torna referência no Sul do estado

O município de Cariri do Tocantins, tem se tornado uma referência no combate à pandemia do novo coronavírus, na região Sul do estado. Com ações de fiscalização, conscientização e a abertura de um centro específico para atendimento da população, a cidade vê os números de casos positivos diminuírem.

O município que soma pouco mais de 4 mil habitantes, já foi considerado o primeiro em incidência de casos no estado. Depois das ações de enfrentamento, com restrições de convivência social, determinações para comércio, instalação de barreiras sanitárias, higienização dos espaços públicos, proibições e a implantação do ambulatório municipal, a cidade saltou da 3° posição para a 16° em número de casos no Tocantins, totalizando 57 confirmados, sendo que destes, 48 recuperados, 8 positivos em isolamento domiciliar com sintomas leves, 1 suspeito, aguardando resultado de exame e 1 óbito. Essa semana a cidade chegou a zerar os casos suspeitos, voltando a registrar paciente suspeite nesta sexta-feira, 05.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Maria Auxiliadora da Paixão Aires, o trabalho realizado no município têm sido referência para outras cidades. “Temos trabalhado 24h no enfrentamento desta situação com uma equipe de profissionais compromissados e colaborativos, desenvolvendo ações, fortalecendo a rede de atenção. Os números mostram o quanto é importante estarmos trabalhando em todas as áreas, vigilância, acesso ao diagnóstico, assistência e acompanhamento. As ações se complementam, mas o mais importante neste momento é a cooperação da comunidade, principalmente com distanciamento social e uso de máscaras.  Infelizmente tivemos que tomar algumas medidas mais duras, principalmente sobre as barreiras, com restrições de entradas, saídas e horários. O efeito do trabalho está sendo positivo e vamos continuar com essas ações”, enfatizou.

Ambulatório

A estrutura concentra toda atenção aos pacientes suspeitos e positivos de Covid19 e oferece serviços de triagem, acolhimento com profissionais da enfermagem, técnicos e médico, com realização de exames, acompanhamento do paciente e medicação em casos testados positivos. Os profissionais, foram contratados especificamente para atuar no ambulatório.

O Ambulatório Municipal do Covid19, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Em caso de necessidade de atendimento fora deste horário, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), que tem atendimento 24h.

Barreiras Sanitárias

A Barreira Sanitária, montada no trevo de acesso da cidade, funciona 24h, sendo que no período das 7h às 21h, com a presença de profissionais, que além de realizar o serviço de conscientização, controlam entrada e saída das pessoas na cidade. Além disso, nesta sexta-feira, deu início a utilização de aferição de temperatura das pessoas, com uso de termômetro infravermelho sem contato. A partir das 21h até às 7h a passagem no local é proibida, permitido apenas tráfego de veículos com transporte de pacientes ou veículos de emergência.

___

Ceila Menezes