Ato em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente leva cores e alegria às ruas de Guaraí

Recheada de cores e alegria, uma animada passeada foi realizada na manhã desta sexta-feira (17), em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, em Guaraí. A data, celebrada no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

A concentração aconteceu na Praça da Prefeitura e, em seguida, um grande grupo formado por crianças, jovens e adultos partiram em passeada pelas ruas da cidade. O objetivo do ato foi mobilizar toda a sociedade a participar da luta para garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Inicialmente, o evento estava previsto para acontecer na manhã de quinta-feira (16), mas, devido às chuvas que ocorreram no município, a passeata foi adiada para esta sexta-feira.

Sobre as políticas públicas desenvolvidas em Guaraí, a prefeita Lires Ferneda informou que o município tem como prioridade crianças e adolescentes porque são a base da sociedade. “Nós, os adultos, somos responsáveis em proporcionar uma sociedade mais justa, mais digna para o crescimento de nossas crianças”, pontuou.

A prefeita disse, ainda, que o município desenvolve vários projetos através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal de Assistência Social, em diversas áreas que visam desenvolver os talentos das crianças e dos adolescentes para que não fiquem vulneráveis as mazelas sociais.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria José Ferreira da Silva, o município oferece diversos serviços qualificados em assistência à criança. “Guaraí possui 1.065 crianças inseridas em projetos de qualificação. Além do trabalho de orientação, elas também estão distribuídas em oficinas de artes maciais, futsal, balé, entre outras”, explica.

Ainda, segundo a Secretária, Guaraí foi gratificado com o Selo Unicef, comprovando o compromisso do município de priorizar políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e visa estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).