Prefeito de Lagoa da Confusão prestigiou abertura de jogos indígenas na Ilha do Bananal

Publicidade

Neste final de semana, o Prefeito de Lagoa da Confusão, Nelsinho Moreira, e o Secretário de Esportes, Juventude,Lazer e Turismo Alan Coelho, prestigiaram a abertura dos I Jogos dos povos indígenas – Ilha do Bananal – Aldeia Fontoura.

Publicidade

Publicidade

O evento, que segue até o dia 22 de setembro, reúne atletas das etnias Javaé e Karajá. Centenas de indígenas participam das disputas. Além de modalidades tradicionais, como o futebol, o evento prioriza a cultura indígena com disputas de corrida de tora, arco e flecha, arremesso de lança. Na ocasião, tiveram também apresentações culturais.

“A realização de eventos como este valoriza e preserva a cultura indígena. É gratificante ver o envolvimento dos atletas e a dedicação dos anciãos em preservar os ritos,” lembrou o Prefeito Nelsinho Moreira.

Também participou do evento, na ocasião, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – Adetuc, Tom Lyra, representando o governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

Uniformes

Durante a visita do prefeito Nelsinho Moreira, foi realizada ainda a entrega de uniformes e materiais didáticos aos alunos da rede municipal de ensino das aldeias Fontoura e Santa Isabel.

Publicidade