Custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas participam de palestra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher

A finalidade da palestra é conscientizar e orientar as mulheres privadas de liberdade sobre o que é violência doméstica e familiar, quais são os tipos e onde podem encontrar ajuda

Com foco na proteção da mulher e cumprindo a agenda da Campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está promovendo nesta segunda-feira, 30, um dia de palestra com as custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas (UPF de Palmas) sobre violência doméstica e familiar, com o objetivo de promover a conscientização para a busca de ajuda.

“A finalidade da palestra é conscientizar e orientar as mulheres privadas de liberdade sobre o que é violência doméstica e familiar, quais são os tipos e onde podem encontrar ajuda. Sabe-se que muitas das mulheres encarceradas foram vítimas de violência e como logo em breve elas estarão fora do Sistema Penal é preciso que tenham conhecimento para se protegerem desse tipo de violação”, ressalta a gerente e Políticas e Proteção da Mulheres da Diretoria de Direitos Humanos da Seciju, Flávia Laís Munhoz Martins.

Para a custodiada da UPF de Palmas, C.A.O., esse tipo de ação é bastante necessário. “Eu acho muito importante que tenha esse tipo de palestra que ensina sobre violência para as mulheres, porque isso ainda acontece bastante. Eu já passei por isso com um ex-namorado que tinha ciúmes e queria me impedir de namorar outras pessoas. Quem passa por isso precisa de ajuda”, afirma.

A gerente de Assistência de Saúde ao Preso e Egresso do Sistema Penal da Seciju, Sandra Nazaré Carneiro Veloso, fala sobre a importância da conscientização das custodiadas sobre o que é violência doméstica e familiar como forma de preservar a saúde. “É preciso que a mulher tenha consciência de que é vítima de violência nas suas relações familiares e afetivas porque assim elas poderão buscar ajuda e não sofrerão psicologicamente e fisicamente, resguardando a sua saúde”, considera.

O chefe da Unidade, Cleber dos Santos Solano, explica que a UPF de Palmas está sempre disponível e disposta para fomentar e participar de ações que promovam a pauta em defesa das mulheres. “Infelizmente essas situações são muito comuns, e a maior parte das mulheres sequer percebem que estão vivendo isso, então como gestor sou um grande entusiasta destas ações educativas, pois são sempre muito esclarecedoras e reflexivas. Estaremos sempre abertos a essas boas ações”, disse.

-- Publicidade --

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com a intenção de aumentar a divulgação da Lei Maria da Penha, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência e ensinar sobre os mecanismos de denúncia existentes.

A campanha nasceu em 2016, para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa, e desde então, vem se consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

 

 

***

Marcos Miranda e Shara Rezende/Governo do Tocantins