Em modalidade virtual, artistas locais apresentam peça teatral em homenagem ao aniversário de Palmas

Vai ter teatro no aniversário de Palmas sim!! Sem aglomerações, longe dos palcos tradicionais e cumprindo as regras de isolamento social, os amantes das artes cênicas do Tocantins vão poder rever alguns dos artistas da cena local em um espetáculo pra lá de descontraído. É o projeto “Teatro Virtual”, que lança a sua primeira apresentação nesta quarta-feira, 20, às 19 horas, no Youtube. A estreia do projeto contará com apresentação da peça “O Relatório do Prefeito Graciliano Ramos”, que poderá ser acessada por meio do link https://www.youtube.com/channel/UC8UAG-BHPEz-5oghIWw00IA.

 

A trama se passa nos anos de 1930, na pequena cidade de Palmeira dos Índios, administrada pelo Prefeito Graciliano Ramos, um dos maiores nomes da literatura brasileira, autor de Vidas Secas e tantas outras obras literárias que marcaram a segunda fase do modernismo. O relatório do final de sua gestão é leitura indispensável aos anais da Administração Pública. A peça é adaptada para o “Teatro Virtual” pelo escritor e diretor teatral Edson Cabral. “A obra aglutina vida real e profissional, numa simbiose de saberes, que prende a atenção e entretém a medida que adentramos as estratégias do jovem Prefeito”, adianta Cabral. São 20 cenas organizadas com dez atores, integrantes do elenco da Cia de Teatro Art’Sacra e convidados.

 

Projeto

Uma iniciativa do Grupo de Teatro Art’Sacra e Taquaruçu Garden, o projeto oferece peças, monólogos e declamações que são adaptadas e gravadas na linguagem de vídeo para formação de plateia e entretenimento para os amantes das artes cênicas no período de distanciamento social. “Tudo foi pensado e trabalhado no contexto de isolamento social”, adianta Edson Cabral. Após a epidemia, o objetivo é levar os espetáculos produzidos em circulação pelas salas de teatro do Estado.

 

De acordo com o diretor da Cia de Teatro Art’Sacra, Valdeir Santana, o projeto é de extrema importância para dar fluxo à criatividade do grupo e para oferecer à comunidade mais uma fonte de entretenimento e descontração, em meio à realidade tão tensa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “A proposta é inovar e reinventar a arte cênica com a incrível capilaridade da tecnologia e das redes sociais”, conclui Valdeir Santama.

 

Ficha Técnica

Direção: Edson Cabral

 

Elenco:

Graciliano Ramos – Kaká Nogueira

Fiscal Juvenal – Valdeir Santana

Pai do Prefeito Graciliano – Josafá Miranda

Dona Benta – Aiany Muniquy

Saulo Silva – Talles Rodrigues

Severino Gouvêia – Saulo Cordeiro

Presidiário, Zé do Bode – Isaac Martins

Presidiário, Candieiro Queimado – Davi Maciel

Seu Quinzim – Eziron Cordeiro

Servidora Pública Aldenora – Alinia Sousa