HGP realiza café da manhã em alusão ao Outubro Rosa

O evento contou com um cardápio especial, sorteio de brindes e muito amor envolvido.

O início das ações do Outubro Rosa no Hospital Geral de Palmas (HGP) contou com decoração especial, cardápio saudável, música ambiente, orientações de saúde, sorteio de brindes  e muito amor dos profissionais envolvidos num café da manhã em alusão a data. O evento foi promovido pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer e de voluntários, que inclui os próprios servidores da Unidade.

A ocasião  teve a participação do diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, da equipe multiprofissional do serviço, pacientes e acompanhantes. “Nosso objetivo é proporcionar a integração da equipe multiprofissional e os pacientes que recebem tratamento, garantindo um ambiente de descontração e sensibilização para alertar os usuários e a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Todos precisam ficar atentos aos sinais das doenças”, destacou a coordenadora administrativa do Unacon do HGP, Loren Mariana Vieira e Silva Ribeiro.

Segundo o médico oncologista clínico e coordenador da equipe da Unacon/HGP, Lucas Burigo Guglielmi, “hoje o  Câncer de Mama tem altas taxas de cura, quando diagnosticado precocemente. Lembrar  tanto  as mulheres, como também os homens que a doença também  acomete,  a ficarem atentos ao seu corpo,  sempre realizar autoexame e quando verificar algo diferente, procurar ajuda profissional. Além disso, realizar os exames de rastreio, como a mamografia, anualmente”, orientou.

A Maria Cecy Bernardes foi uma das pacientes que se curou da doença, e  compareceu  ao evento para dar seu depoimento. “Passei por todo o processo, tive queda de cabelo, mas o  importante é ter fé em Deus, o apoio da família e da equipe de tratamento. Tive o suporte familiar que ajudou  na minha recuperação”, disse.

A Maria Anita Batista, aposentada, 43 anos, de Almas do Tocantins, realiza tratamento na Unidade celebrou o momento. “É muito legal esta iniciativa, parabéns a todos os servidores que participaram. Durante meu tratamento me sinto muito bem acolhida pelos profissionais”, ressaltou.

-- Publicidade --

Dados

Só a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HGP  registra uma média mensal de 16 casos novos para tratamento do câncer de mama. Além disso, a Unidade   realiza em média 15 procedimentos cirúrgicos por mês e conta com  450 pacientes em  tratamento.

Como ter acesso ao serviço?

A  coordenadora  da Unacon do HGP explica  como funciona o acesso ao serviço, “primeiramente os pacientes são  atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o médico clínico avalia, caso seja necessário elas são encaminhados  ao  mastologia geral (município) e logo depois à mastologia oncológica no Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio do  Serviço de Regulação do Estado, que organiza todo o fluxo de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, salientou Loren Mariana Vieira e Silva Ribeiro.

 

 

***

Luciana Barros/Governo do Tocantins