Temporada de praia 2019 já é debatida pela Adetuc com prefeitos

Um dos municípios mais antigos do Estado do Tocantins, Porto Nacional também se destaca por sua temporada de praia. Para este ano, são vários os projetos voltados para o período, entre os meses de junho e agosto. Em busca de apoio, o prefeito Joaquim Maia e o secretário de Cultura e Turismo Arnaldo Bahia, foram recebidos nesta segunda, 18, pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e pela vice-presidente Mourira Alves Hawat.

A tradicional Praia de Porto Real, que anos atrás surgia no Rio Tocantins somente no período da seca, tornou-se permanente após a construção da UHE Luís Eduardo Magalhães, que deu vida ao lago com cerca de 25 km de extensão. Porém, o prefeito lembrou que durante os meses de alta temporada, sua capacidade de atendimento é ampliada em cinco vezes, erguendo-se também estrutura para programação de shows nos finais de semana. Segundo Arnaldo Bahia, secretário de Cultura e Turismo do município, a expectativa de visitação é  de aproximadamente 15 mil pessoas a cada final de semana, durante o mês de julho.

-- Publicidade --

“A prefeitura sozinha não consegue atender toda a demanda”, explica Joaquim Maia, lembrando que nos últimos anos, a praia de Luzimangues também tem ganhado estrutura de temporada, atendendo principalmente moradores do distrito de Palmas. Já o secretário de Cultura e Turismo lembrou a cobrança da própria comunidade portuense, já que a cidade tem tradição não apenas com suas praias, mas também com o Carnaval e a Semana da Cultura, que integra a programação de aniversário do município e ocorre no mesmo período de praia.

Tom Lyra se comprometeu a uma mobilização pelo apoio estrutural às praias com o governador Mauro Carlesse, política que abrangerá os demais municípios tocantinenses com temporada de praias. “Temos que dar a devida importância a Porto Nacional, por toda sua trajetória cultural e potencial turístico”, enfatizou.