Zona rural de Porto voltará a ter atenção da prefeitura, garante Otoniel

O candidato a prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PTB), garantiu aos moradores da zona rural do município que, chegando à prefeitura, eles terão novamente a devida atenção do poder público municipal, como a manutenção das estradas, compra direta de produtos para a merenda escolar e atenção à saúde.

A garantia foi dada em reuniões realizadas neste fim de semana com moradores dos assentamos Água Branca e Escola Brasil, que reclamaram da falta de atenção da atual gestão às comunidades da zona rural, e que muitas vezes não conseguem sequer serem recebidos pelo atual prefeito, como explica o auxiliar agrícola Bruno Cabral, morador do Escola Brasil. “Na gestão do Otoniel a gente tinha livre acesso para chegar à prefeitura e conversar diretamente com ele, sem nenhuma burocracia, como acontece hoje”, comparou.

Já os moradores da Água Branca disseram ao candidato que há quatro anos a estrada que dá acesso ao assentamento não recebe manutenção, e que o representante da comunidade também não consegue ser recebido pelo atual gestor.

Reclamaram também da falta de transporte escolar, obrigando as crianças a percorrer grandes distâncias, subindo uma serra íngreme, para ir à escola; que há mais de três anos a unidade móvel de saúde não leva atendimento aos assentados; e que a prefeitura não adquire mais a produção local pelo programa Compra Direta, para a merenda escolar do município.

Após ouvir estas e outras reclamações, Otoniel lembrou que em suas gestões a zona rural sempre teve atenção especial e que, com sua eleição, voltará a ser assim. “Eu me comprometi a fazer o que sempre fiz, em mandatos anteriores: manutenção das estradas, transporte escolar, levar médico para atender às comunidades nos postinhos ou em visitas de casa em casa. E isso vai retornar, já a partir do início do próximo ano”, garantiu Otoniel.

Assistência

Para Otoniel, a vida das comunidades rurais do município precisa de uma atenção especial e permanente do poder público municipal, no sentido de amenizar as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores. “A sobrevivência desses assentamentos tem que ter a mão amiga do município. A prefeitura tem que gradear a terra para eles, fazer a manutenção das estradas, levar a unidade móvel de saúde e comprar a produção deles para a merenda escolar. Na minha época isso tudo acontecia. Meu compromisso com eles, portanto, é voltar à prefeitura e isso vai voltar a existir”.

Vereadores

Os candidatos a vereador, Bruno Almeida e Gustavo do Mini Box acompanharam Otoniel nos encontros. O primeiro participou da reunião com no Água Branca e Bruno, no Escola Brasil.

____

Texto: Luis Pires

Fotos: Eidimarques Vaz