Arroz colhido em Unidade Demonstrativa será doado para famílias palmenses atendidas pela Semed e Sedes

Aproximadamente seis toneladas de arroz de sequeiro, cultivado no Centro Agrotecnológico do Tocantins (Agrotins), foi colhido na tarde da quinta, 22 e será doado a unidades escolares e entidades que atuam com famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social na Capital. Os grãos são resultado de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal e serão distribuídos dentro de 10 dias.

A iniciativa do plantio é coordenada pela Secretarias Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Estadual de Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). Já a distribuição do alimento ficará sob os comandos daa Secretarias Municipais do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Educação (Semed).

“Ficamos muito felizes em poder participar de iniciativas como essa que resultam em novas tecnologias para o pequeno agricultor e também em alimentos para as mesas de muitas famílias palmenses”, explicou o titular da Seder, Major Negreiros.

-- Publicidade --

Todo o processo de colheita, secagem e beneficiamento dos grãos levará em torno de dez dias, quando os pacotes de cinco quilos estarão prontos para  entrega. “É com grande alegria que recebemos mais este repasse de alimentos cultivados aqui na área da Agrotins e encaminhamos para entidades que atuam com pessoas em situação de risco social. Quero agradecer a todas as instituições e empresas parceiras desta iniciativa”, destacou a secretária executiva da Sedes, Simone Sandri.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, o o plantio teve uma duração média de 90 dias e o arroz utilizado é uma semente desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão adaptada para o solo e o clima tocantinenses. “O foco é trazer para o médio e o pequeno agricultor do Tocantins novas tecnologias que aumentem a produtividade e baixem seus custos de produção. Temos aqui no Centro Tecnológico  áreas como essa onde cultivamos maracujá, capim, mandioca, feijão dentre outras culturas; é importante ressaltar que esses resultados são frutos da  ação de diversos parceiros, dentre eles a Embrapa e a Unitins”, disse Café.

Parceiros

São parceiros da Unidade Demonstrativa de cultivo de arroz consorciado com capim a Universidade do Tocantins (Unitins) e a Embrapa Arroz e Feijão e as empresas Semente Grão Fértil, Polli Fertilizantes, Evidência Agrícola, Uniggel Sementes, Nativa e Rio Alma Fertilizantes.