Diretores têm até o próximo sábado para finalizar inscrição no Prêmio Gestão Escolar

O prazo de inscrição no Prêmio Gestão Escolar 2020 termina no próximo sábado, 15 de agosto. Até a data, gestores de escolas públicas podem submeter os relatórios de experiências educacionais desenvolvidas durante o período de distanciamento social. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Até agora, o Tocantins registra 468 inscrições de projetos de escolas municipais e estaduais. De acordo com a coordenadora estadual, Lêda Maria Tomazi Fagundes, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), as unidades escolares estão empenhadas em ações concretas e importantes nesse período.

“Pelo momento que estamos vivendo, com o ensino não presencial, é extremamente satisfatório esse engajamento, pois percebe-se claramente que as escolas estão buscando e desenvolvendo ações criativas para atender os estudantes e as famílias. O Prêmio Gestão deu luz às escolas, provocou reflexões na busca de estratégias inovadoras e exitosas, com o objetivo de dar continuidade na aprendizagem e manter a conexão com a comunidade escolar, durante o afastamento social”.

Prazo

O edital e as inscrições ainda estão disponíveis no site do PGE https://www.premiogestaoescolar.com.br/. Além de enviar o relato de experiência, a escola deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos, para enriquecer sua proposta.

De acordo com o cronograma, a partir do dia 15 inicia-se a constituição dos Comitês Estaduais de Avaliação, além de reunião técnica com os coordenadores, para avaliação e seleção das 81 escolas indicadas pelos Estados e Distrito Federal. O Comitê Nacional irá selecionar as 27 escolas como “Referência Estadual”; cinco escolas finalistas da etapa regional e finalistas. Já a Cerimônia de Premiação com anúncio da escola “Referência Brasil” está prevista para o dia 10 de dezembro de 2020.

Uma das novidades deste ano é que serão premiados o diretor escolar, o coordenador pedagógico e quatro professores das escolas selecionadas.

Parceiros

São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020, Conselho Britânico, Bett Brasil, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

___

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins