Energisa e Governo do Estado entregam obra de melhorias no Hospital Maternidade Dona Regina

No fim da tarde desta quarta-feira, 09, a Energisa Tocantins, através do Programa de Eficiência Energética (PEE), em parceria com o Governo do Estado finalizou e entregou a obra de melhorias no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas. O Hospital é referência em obstetrícia em todo o estado. Em 2020, mesmo com o cenário de pandemia provocado pelo Covid-19, foram investidos no Tocantins cerca de R$ 3 milhões em soluções de eficiência energética que vão auxiliar no tratamento de milhares de pessoas com espaços mais modernos e confortáveis, além de redução no consumo de energia.

Investimento total foi de quase R$ 600 mil em melhorias energéticas no prédio, gerando uma economia de 219,79 MWh/ano. Maternidade é referência em alta complexidade para atender partos em toda a macrorregional de saúde do centro sul.

Na Maternidade Dona Regina foi realizada a troca de 355 lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, 23 novos aparelhos de ares-condicionados e a instalação de uma usina de geração fotovoltaica com a capacidade de geração de 60,84 kWp. O investimento proporcionou uma economia de 219,79 MWh/ano.

“É muito satisfatório entregar obras que vão fazer a diferença na vida das pessoas e do nosso estado. Adotar essas práticas é um dos nossos compromissos, pois sabemos que estamos contribuindo de forma direta em melhorias para os tocantinenses”, afirma Alessandro Brum, diretor-presidente da Energisa Tocantins.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, estima-se que em 20 anos, cerca de aproximadamente 70 mil crianças nasceram na maternidade, que desde 2002 conta com um banco de leite humano e conquistou o título de Hospital Amigo da Criança, pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF, que reconhece ações que têm como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. Atualmente, o Banco de Leite da unidade atende em média 45 crianças diariamente.

O diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardec Moreira, falou da relevância desta iniciativa na área hospitalar. “Para nós da Energisa, este programa é muito importante porque permite a redução da tarifa de energia, dando a possibilidade de aplicar o recurso desta economia em outras áreas, beneficiando diretamente o paciente. Este resultado tão sólido é o que nos motiva a dar sequência em outras unidades”, ressaltou.