Governo do Tocantins e Conselho Nacional de Juventude lançam campanha de adesão ao Sistema Nacional de Juventude

O Governo do Estado realizou na quarta-feira, 12, o lançamento da campanha de adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Fizeram parte da reunião o diretor de Políticas para a Juventude da Seduc, Pedro Reis; o secretário-geral do Conjuve, Gustavo Gama; e o presidente da Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional, Thiago Paulino.

Pedro Reis enfatizou a relevância da adesão ao Sinajuve. “O Sistema reúne as principais políticas para jovens, que é inclusive um dos requisitos para que os municípios possam receber recursos e programas do Governo Federal e desenvolver com melhor qualidade cada uma das suas ações”, frisou.

Na oportunidade, o secretário-geral do Conjuve reforçou os benefícios do Sinajuve. “Discutimos a importância da adesão ao Sistema Nacional de Juventude, um sistema que tem uma função importante de difundir a política pública nos municípios e nos Estados”, destacou Gustavo Gama.

Porto Nacional foi a pioneira na adesão. “Somos a primeira cidade do Tocantins a aderir ao Sistema Nacional da Juventude. Temos um Conselho de Juventude ativo instituído em nossa gestão e estamos aqui para contribuir e colaborar com as políticas públicas de juventude do Estado”, ressaltou Thiago Paulino.

Sistema Nacional de Juventude

O Sinajuve foi instituído pela Lei nº 12.852 e tem como diretriz a descentralização das ações e a cooperação entre a União, estados, Distrito Federal e municípios, além de promover a participação social, especialmente dos jovens, na formulação, implementação, acompanhamento, avaliação e no controle social das políticas públicas de juventude.

Os municípios que se interessarem em aderir ao Sistema, podem entrar em contato com a Diretoria de Políticas para a Juventude, da Seduc, pelo e-mail dirjuventude@seduc.to.gov.br

___

Thayse Siqueira/Governo do Tocantins