Presidente da Adetuc alinha ações para as Serras Gerais durante viagem oficial

Conhecer atrativos da Região Turística das Serras Gerais e ouvir as demandas de gestores e empreendedores. Com estes objetivos, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, esteve nos municípios de Natividade, Rio da Conceição, Dianópolis e Almas nesta segunda e terça, 15 e 16 de fevereiro. No retorno da viagem, que contou ainda com participação das superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Lorena Ribeiro, além da gerente de Relações Institucionais, Gleisy Nunes, o gestor fez um balanço positivo.

“Esta foi a primeira de uma série de viagens que serão realizadas para compreendermos as necessidades dos municípios e levarmos a mensagem do governador Mauro Carlesse, de total disposição para discutir parcerias para o desenvolvimento econômico do Estado por meio do turismo, da cultura, da economia criativa”, pontuou Jairo Mariano. A visita foi proposta pela Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada das Serras Gerais do Tocantins (Assegtur), em reunião realizada no último dia 9, em Palmas.

Jairo Mariano visitou os municípios de Natividade, Rio da Conceição, Dianópolis e Almas entre os dias 15 e 16 de fevereiro

Em Natividade, a comitiva foi recepcionada nas Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com apresentação do Grupo de Suça Tia Benvinda e entrega da Chave da Cidade pelo vice-prefeito Thiago Cordeiro. O city tour pelo centro histórico, tombado como Patrimônio Histórico Nacional, incluiu a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade, a fábrica do Amor Perfeito, a Ourivesaria Mestre Juvenal, a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Museu Histórico e loja de artesanato. Em reunião com representantes da comunidade na Câmara Municipal, Mariano ressaltou o compromisso da gestão com a valorização das potencialidades das Serras Gerais.

Capacitação para guias, rede hoteleira, gastronomia e artesanato foi demanda comum a todos os municípios, sendo que o presidente da Adetuc informou já estar em busca de parcerias neste sentido. “Natividade precisa de ideias e parcerias”, disse o presidente da Câmara, vereador Wester Jacobino, ao comemorar os resultados da reunião.

“Temos que vender Serras Gerais, a região deixou de ser o corredor da miséria do Estado de Goiás, e hoje é pólo de ecoturismo e cultura do Tocantins”, ressaltou a empresária Cirene Morais. Em nome da Associação Comunitária Cultural de Natividade (Asccuna), Simone Araújo exaltou as influências religiosas e as manifestações culturais como diferenciais do turismo local. “Nós esperamos muito, porque temos muito. ”

Em Rio da Conceição, o presidente da Adetuc foi recebido por representantes da prefeitura e do trade turístico local, conheceu a Lagoa da Serra e a Farinhada do Preto – em um sítio onde é desenvolvida vivência de produção de farinha de mandioca. “Até agora exportamos jovens para outras cidades por falta de trabalho, é um orgulho ver que esta ação turística está mudando a vida das famílias”, comemorou a vice-presidente da Assegtur, Esther Rodrigues. Fernanda Castro, presidente da entidade, ressaltou a importância da visita do novo gestor da Adetuc e revelou que a região ainda possui muitos atrativos fora dos roteiros turísticos.

Durante encontro com o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Dianópolis, Magno Gledson Romão, e outros representantes da prefeitura, o presidente da Adetuc reforçou a preocupação do Estado com o desenvolvimento das Serras Gerais. “Cabe a nós preparar os moradores para absorver as oportunidades que o setor tem a oferecer”, disse, ao reforçar a disposição do Governo em desenvolver políticas públicas com ampla participação dos municípios.

A agenda de trabalho foi encerrada em Almas, onde Jairo Mariano visitou o Cânion Encantado, um dos atrativos naturais do município. Antes, em reunião com o prefeito Wagner Nepomuceno Carvalho (Vaguinho) e representantes da gestão municipal e da Câmara de Vereadores, o presidente da Adetuc reforçou o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento da região. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance”, reforçou.

Oficialmente, a Região Turística das Serras Gerais integra os municípios de Almas, Arraias, Aurora, Dianópolis, Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga, porém, as ações da Assegtur também são direcionadas a Lavandeira e Ponte Alta do Bom Jesus.

 

___

Seleucia Fontes/Governo do Tocantins