Produtores rurais devolveram 805 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em 2020

Dados das centrais de recebimentos de embalagens vazias de agrotóxicos de Pedro Afonso e Silvanópolis, apontam que em 2020, os produtores rurais do Tocantins devolveram nestas centrais 805.462 mil quilos de embalagens de agrotóxicos. Um aumento de 11,41% em relação a 2019, quando foram devolvidas nas centrais 722.932 mil quilos de embalagens.
O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Paulo Lima disse que os dados confirmam o crescimento do setor agrícola, a responsabilidade dos produtores rurais com o meio ambiente e a importância da fiscalização e orientação feita pela Agência juntos a estes agricultores, sobre o uso correto de agrotóxicos nas lavouras e o descarte legal das embalagens.
A Adapec realiza em todo o Estado, um trabalho de fiscalização nas lavouras orientando os produtores rurais sobre a importância da retirada desse passivo do campo. “O trabalho da Agência em relação aos agrotóxicos começa desde a autorização para revendas comercializarem estes produtos, fiscalização no armazenamento das lojas especializadas e distribuidoras, nas propriedades verificando as condições de aplicação e armazenamento, orientações sobre o uso correto do produto no campo e se estende até a devolução das embalagens nos postos ou centrais,” explicou o gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos Cesar Barbosa.

Legislação

Pela legislação, após a compra do produto agrotóxico o produtor tem o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens vazias, podendo se estender por mais seis meses, caso o produto não tenha sido utilizado em na sua totalidade. A Adapec orienta os produtores para que guardem o comprovante de devolução por dois anos na propriedade, pois em caso de fiscalização as mesmas deverão ser apresentadas.

-- Publicidade --

Dados

Em 2020 na central de recebimento de embalagens de Pedro Afonso, foram devolvidas pelos produtores rurais 379.533 kg e em Silvanópolis 425.929 kg.
O Estado atualmente conta com duas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que estão localizadas nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis e mais quatro postos, nos municípios de Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Lagoa da Confusão.

 

___

Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins, 18 de janeiro de 2021