Reeducandos da Cadeia Pública de Natividade reformam prédio do IML

Seis reeducandos da Cadeia Pública de Natividade participaram da reforma do prédio do Instituto Médico Legal (IML) e assim contribuíram com bom ambiente de trabalho e melhoria da prestação de serviço do instituto, além de serem beneficiados com a redução da pena por trabalho como prevê a Lei de Execução Penal (LEP) que garante um dia a menos para cada três dias trabalhados.

Prédio do IML antes da reforma. Foto: Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins

A iniciativa partiu da direção do IML que solicitou ao chefe da unidade, Paulo Jean, uma parceria para que a infraestrutura do prédio fosse reparada de maneira que todos fossem favorecidos. Com isso, seis apenados se voluntariaram a trabalhar por 90 dias na obra desenvolvendo as atividades de pintura, ceramista e reparação de fendas e buracos.

-- Publicidade --

O diretor da Cadeia Pública de Natividade ressaltou a necessidade de realizar esse tipo de ação. “O trabalho para a população carcerária é uma das melhores ferramentas de ressocialização dentro da execução penal, uma vez que traz dignidade à pessoa presa, remição da pena e experiência profissional. Aqui na unidade os reeducandos que participam de trabalhos laborais têm uma melhoria significativa no seu comportamento, além de aprenderem uma nova profissão”, comentou.

O reeducando S. C. M falou sobre as possibilidades que participar de uma projeto de trabalho traz para a sua vida, como a remição da pena e a experiência profissional, sendo que esta poderá garantir o próprio sustento e o de sua família, após cumprir suas penas. “Essa experiência serve para remir a pena e mostrar a sociedade nossa regeneração. E também para conhecermos mais a profissão e com isso conseguirmos uma colocação no mercado de trabalho”, destacou.

Instituto Médico Legal de Natividade

A agente de Necrotomia do IML de Natividade, Moara Sampaio Cardoso Oliveira, falou sobre importância de um bom ambiente para que os servidores prestem um serviço público de qualidade para a sociedade e agradeceu o serviço voluntário dos reeducandos. “O trabalho realizado pelos detentos da cadeia de Natividade foi fantástico, melhoraram muito nosso ambiente de trabalho, caracterizaram o lugar pintando com as cores da polícia civil, colocaram cerâmica na cozinha, fecharam buracos na parede de repousos e consultórios. Hoje vemos uma nova imagem do nosso espaço e isso trouxe qualidade no ambiente de trabalho, transmite uma nova e melhor imagem para o público atendido”, reconheceu.