Alternativas de produção e novas tecnologias são destaques na Agrotins

Com a proposta de apresentar alternativas de produção e novas tecnologias aos agricultores familiares, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) promove uma ampla programação, com palestras, seminários e cursos, na 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). O evento também conta com exposição de artesanato, máquinas agrícolas, equipamentos, além da divulgação de políticas públicas para o setor e apresentação de projetos experimentais.

Com o tema Agronegócio de Atitude Sustentável, a 19ª edição da Agrotins, acontece no período de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com acesso pela TO-050, na saída para Porto Nacional. Neste ano, são esperados cerca de 4 mil agricultores familiares de todas regiões do Tocantins.

“O objetivo é incentivar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, por meio das exposições na Vitrine da Agricultura Familiar, com a transferência de tecnologias para melhorar o conhecimento dos agricultores familiares, além de mostrar alternativas de produção e renda, tratar do mercado institucional, com a comercialização dos produtos para os programas de alimentos do governo federal”, destacou o diretor de Agricultura Familiar da Seagro, Carlos Antônio Martins.

Alternativas de produção

Na Horta Circular serão apresentadas plantas medicinais, cultivadas por agricultores familiares tocantinenses, como hortelã, manjericão, alecrim, guaco, cavalinha, erva cidreira e moringa. Já na Farmácia Viva haverá demonstração de produtos derivados de plantas medicinais, entre outros.

Artesanato

A exposição de produtos artesanais conta com a participação de agricultores familiares de diversos municípios do Tocantins, a exemplo das quebradeiras de coco e artesãos do Bico do Papagaio, que produzem e vendem sabonete, óleo do coco babaçu e biojóias.

Da região do Cantão, participam as mulheres extrativistas que produzem conservas do cerrado e óleos medicinais, como também os artesãos que utilizam o buriti. Já dos municípios da região sudeste, está prevista a presença de agricultores beneficiados pelo Crédito Fundiário, que vão comercializar produtos agrícolas e de couro. Do Jalapão, participam as comunidades quilombolas, com artesanato em capim dourado, e agricultores familiares provenientes do cultivo de pequenas lavouras. Cerca de 40 agricultores já confirmaram interesse em expor seus produtos.

Rosas do Deserto

Na programação, também está prevista uma exposição com variedades de Rosas do Deserto e outra com máquinas e equipamentos, usados na extração e comercialização do Baru, em que será mostrado, in loco, o processo de beneficiamento e os produtos provenientes da amêndoa como: baru torrado, fibra e cápsulas de baru.

Cursos

Outra novidade deste ano são as capacitações que serão ministradas durante o evento: Curso de Plantas Medicinais e Minicurso em Agroextrativismo no Tocantins.

Estandes

As instituições parceiras dispõem de estandes próprios no evento. Entre elas, participam a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet), o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a Comissão de Produção Orgânica, o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

-- Publicidade --

Palestras

Terça-feira, 7

8  às 12 horas e das 14 às 18 horas – Curso – Projetos Ecossociais (ISPN). Palestrante: Engenheira agrônoma pela ESALQ/USP e mestre em política e gestão ambiental pela Universidade de Brasília (UNB), Juliana Elisa Napolitano. Local: sala do Pavilhão da Agricultura Familiar.

Quarta-feira, 8

8 às 12 horas e 14 às 18 horas – Oficina de Plantas Medicinais – Instrutora: educadora popular, técnica em cooperativismo e agricultora com conhecimento em cultivo e uso popular de plantas medicinais, Josefa Francisco Gomes Ataídes.  Local: Pavilhão da Agricultura Familiar, no Espaço das Plantas Medicinais.

14 às 15 horas – Semeando Agroecologia e colhendo práticas alimentares saudáveis. Palestrante: Coordenadora da Comissão de Produção Orgânica ( CPOrg/TO), Drª. Conceição Previero.  Local: Auditório Jaburu.

15 às 16 horas – Agricultura Familiar e sua inserção na Bioeconomia.  Palestrante: Engenheiro Agrônomo, coordenador Geral de Extrativismo da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marco Aurélio Pavarino.  Local: Auditório Jaburu.

16  às 17 horas – Resultado das Cadeias de Valor em Plantas Medicinais: Ações e Perspectivas – Professora Doutora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Joseane Carvalho Costa e a Técnica da Coordenação de Extrativismo do Mapa, Dani Vasconcellos. Local: Auditório Jaburu.

Quinta-feira, 9

14  às 15 horas – Palestra do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-TO) : “Comida de Verdade. Palestrantes: Presidente do Consea-TO, Daniel Barbosa dos Santos, e conselheira do Consea-TO pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Jessica Santana Oliveira, e  a mestre em Agronegócios com ênfase em agricultura familiar pela Universidade de Brasília (UNB) e embaixadora das mulheres rurais para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Simone de Brito Barreto. Local: Auditório Jaburu

15  às 15h30 – Agricultura Familiar e Economia Solidária – Professor Doutor Edi Benini da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador do Núcleo de Economia Solidária/vice-presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária. Local: Auditório Jaburu.

16 horas – Palestra: Projetos de Inclusão Produtiva do Mapa – Implementação de sistemas de policultivos aliados a projetos de atividades não-agrícolas para complemento de renda e promoção da agricultura urbana e periurbana. Palestrante: Analista de Políticas Sociais e Coordenadora de Projetos de Inclusão Produtiva do Mapa, Raquel Araújo Martins. Local: Auditório Jaburu.

16 às 17 horas – Palestra: Inovação e uso dos Recursos Naturais para Produtores em Transição do Sistema Convencional para o Agroecológico. Núcleos de Agroecologia do Estado. Local: Auditório Jaburu

Quinta-feira, 9, e sexta, 10

8 às 12 horas e 14 às 18 horas – Espaço das Plantas Medicinais. Local: Vitrine da Agricultura Familiar.