- Publicidade -

Cerca de 500 pessoas prestigiaram as apresentações do espetáculo teatral “O Rei do Lixo”, com o grupo de teatro Artpalco em Palmas, na última sexta-feira e sábado, 26 e 27. As apresentações tiveram entrada franca, por meio do projeto Vai Ter Teatro na Escola. Na sexta-feira, 26, quem prestigiou o espetáculo foram os alunos da rede pública, estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo; já no sábado, 27, o Theatro Fernanda Montenegro esteve lotado de adultos e crianças para conferir de perto O Rei do Lixo.

O espetáculo infantojuvenil contou a história de Pitu, um catador de lixo que faz amizade com uma garrafa de champanhe, um balde plástico e uma caixa de papelão. Daí por diante, partem em busca da realização de seus sonhos. O pequeno Nicholas Santos, de 7 anos, entendeu bem a história. “Quando o Pitu conseguiu entender como cuidar do lixo, ele conseguiu montar até uma nave muito legal”, disse o estudante da Escola de Tempo Integral.

Utilizando o universo do clown, a peça busca nos “palhaços”, um elo entre espetáculo e plateia, trazendo leveza às ações e situações encontradas na peça, permitindo assim, que temas como: reciclagem, poder, morte, entre outros, sejam tratados com suavidade e encantamento, possibilitando a criança e ao público em geral, embarcar em uma grande “brincadeira”. “É muito fácil ensinar às crianças sobre preservação do meio ambiente, cuidado com o lixo e até o amor ao próximo com um espetáculo teatral como este. O grupo está de parabéns e agradeço por terem trazido a nossa cidade um espetáculo tão lindo e tão educativo”, disse Nágila Alves, diretora da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, em Palmas.

Amizade, aventura e saudade são alguns dos ingredientes que rechearam o espetáculo com muita emoção. “Meu filho é bem hiperativo, fiquei com medo dele não parar para prestar atenção no espetáculo, mas ele se encantou com cada movimento, fiquei impressionada”, disse a empresária Débora Souza, que levou ao teatro o pequeno Kauã Gomes, de 6 anos.

Turnê

A apresentação em Palmas completou a turnê, que teve cerca de 20 apresentações para mais de 2 mil pessoas. O projeto é realizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania do Governo Federal, patrocinado pelas empresas Lojas Nosso Lar, Banco da Amazônia, Supermercados Campelo e Novo Rio Veículos. A apresentação em Palmas conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas.

Artpalco

Com sede em Araguaína, no Norte do Estado, o grupo circulou com o espetáculo “Outra História de Francisco” (patrocinado pelo Atacadão e Lei Rouanet) em 25 cidades brasileiras, nas regiões Norte, Norte e Sudeste do País, para um público de mais de 3 mil pessoas. Diversas produções do grupo já garantiram pelo Brasil afora recordes de público e bilheteria, além de premiações em importantes mostras e festivais, como o Festival Nacional de Teatro de Guaçui e Sesc Aldeia Jiquitaia, dentre outros.

Atualmente, o currículo do grupo conta com mais de 20 montagens, entre elas grandes sucessos como, “Adolescência”, “Apocalipse – Entre o bem e o mal”, “A Poção do Amor”, “Salada Insana”, “Divas Insanas”, “A namorada dos três porquinhos”, “Geringonça”, E se a gente se conhecesse outra vez?”, “O Rei do Lixo”, “Outra história de Francisco”, As Malditas, A incrível aventura de Janelinha e a Fada do dente e o mega sucesso de público “Casos Insanos”, que já levou, mais de 70 mil espectadores ao teatro.