- Publicidade -

Prefeito de Dianópolis por dois mandatos, José Salomão (PT) é oficialmente pré-candidato a deputado estadual pelo partido na região. Na última sexta-feira, 20, o pré-candidato participou da abertura do rodeio na segunda festa do peão realizada na Fazenda Solidade em Arraias.

Na ocasião, José Salomão conversou com o público presente defendendo e realizando um trabalho de conscientização sobre a importância da região Sudeste eleger um representante local que conhece de perto todas as demandas que a população enfrenta. Para Salomão o povo está cada vez mais consciente. “Fui muito bem recebido com manifestações de apoios dos eleitores e lideranças locais. Vamos continuar nossa agenda de trabalho percorrendo todos os municípios do Sudeste, ouvindo as pessoas e apresentando nossas propostas”. Comentou.

José Salomão tem um curriculum respeitado seja na área privada ou pública. É formado em direito e administração, foi secretário da CONORTE na campanha pela criação do Estado do Tocantins. Se candidatou a primeira vez no final da década de 90, recebeu o Certificado Internacional Brasil/Américas – 100 Melhores Governantes da Década pela OMEMP no ano de 2010, quando finalizou seu segundo mandato de prefeito em Dianópolis deixou em caixa mais de R$ 7 milhões de reais, na época era o único político no estado que, após dois mandatos, mantinha aprovação recorde de 85% na avaliação da população. Hoje é um dos principais líderes políticos na região do sudeste tocantinense.

A importância de um Deputado Estadual

Muitas pessoas desconhecem as funções e a atuação de um deputado estadual, e principalmente a necessidade de ter um representante de seu município na Assembléia.

O Deputado estadual, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é o representante popular estadual, eleito pelo sistema proporcional, no qual se leva em conta a votação da legenda (partido político ou coligação de partidos), para a definição do número de candidatos eleitos pela mesma, e a votação obtida pelo candidato, para determinar-se quais candidatos de cada legenda ocuparão as vagas pela mesma conquistadas. Deputado Estadual é o nome dado ao agente político, enquanto o órgão correspondente é a Assembléia Legislativa Estadual, órgão superior do Poder Legislativo de cada Estado.

Compete aos deputados estaduais a função de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual. O deputado estadual é responsável principalmente pela fiscalização das ações do poder executivo estadual, analisando e aprovando o orçamento anual do estado e também propondo através de projetos de lei entre outros requerimentos melhorias para os municípios do estado.

De uma forma mais simples, os deputados federais e estaduais são a representação máxima do povo. São virtualmente escolhidos por diferentes camadas da sociedade brasileira, e em conjunto têm as condições de legislar sobre o estado nacional.

Todo deputado tem a função legislativa e exercer atribuições de fiscalização financeira e orçamentária, controle e assessoramento dos atos do Executivo, além da prática de atos da administração interna.

O sudeste não possui um representante no legislativo tocantinense e os reflexos desta situação são notórios. Não temos ninguém para lutar perante o governante do Estado por verbas que poderiam ser investidas em saúde, educação, moradias, entre outros. Em quanto isso importantes demandas da região são empurradas com a barriga, nossas estradas estão caóticas, o hospital regional de Dianópolis funciona com extrema dificuldade, uma UPA (unidade de Pronto Atendimento) foi construída na cidade e inaugurada há 2 anos, mas nunca sequer abriu as portas para a população. São temas como estes que poderiam ser rapidamente solucionados com articulação de um verdadeiro representante da região.