“A equipe médica tem banheiro exclusivo em Dianópolis”; diz secretaria da saúde em nota

Após publicação de matéria pelo portal Tocantins Agora que denunciou as condições em que profissionais da saúde que atuam na linha de frente ao combate à Covid-19 no Hospital Regional de Dianópolis (HRD) estão submetidos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), encaminhou nota de esclarecimento, frise-se, extremamente fria, automática e que destoa da realidade local, revelando o grande abismo administrativo entre o HRD e a pasta.

Confira a íntegra da nota enviada à redação do portal Tocantins Agora pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Nota de esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o problema de saúde pública ocasionado pelo novo Coronavírus não é particularidade do Tocantins e, em toda as unidades de saúde do Brasil, há superlotação e espera por atendimentos.

-- Publicidade --

Neste cenário, a SES reforça que o Governo do Tocantins tem trabalhado para ampliar a assistência especializada em todas as suas unidades hospitalares. Neste contexto, o Hospital Regional de Dianópolis (HRD) conta com estrutura física e equipes técnicas adequadas às demandas existentes.

Na referida unidade há 10 leitos para pacientes acometidos pela Covid-19, sendo 8 para internações e 2 para observações e os pacientes que demanda leitos de alta complexidade são regulados para unidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme disponibilidade de vaga. Na unidade existe um banheiro para os pacientes e dois para os profissionais (masculino e feminino). A equipe médica tem banheiro exclusivo.

Sobre a sobrecarga dos servidores, a SES ressalta que as equipe da unidade seguem plantões normais estabelecidos por lei, obedecendo o período de descanso exigido legalmente.

Por fim, a SES pede que a população observe as recomendações dos especialistas sobre os cuidados para evitar contágio, visto a grande demanda por leitos nos últimos dias.

Palmas, 10 de março de 2021