- Publicidade -

A Câmara Municipal de Dianópolis foi escolhida como instituição regional para sediar no próximo dia 17 de setembro, importante evento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que é realizado em parceria com União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET). O evento faz parte de uma agenda das instituições e percorrerá todas as regionais tocantinenses com o programa “TCE + Ação Capacita” uma nova fase do curso para Formação de Agentes Públicos, o “Formap”.

Além de Dianópolis, os municípios de Araguatins, Guaraí, Alvorada, Araguaína e Miracema também irão sediar os encontros do projeto. “Ao todo pretendemos capacitar mais de mil e cem vereadores, por meio de palestras, discutindo novos temas, com o fim de auxiliar em suas funções legislativas, seguindo os princípios legais”, observa o diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro do TCE/TO, Júlio Edstrom Secundino Santos.

Com o tema “Poder Legislativo: Competências Constitucionais e Controle Externo”, os vereadores dos 139 municípios receberão orientações quanto aos novos desafios do desenvolvimento das competências do legislativo municipal, para uma gestão inovadora. “Nosso objetivo é orientar os parlamentares municipais e, assim, contribuir para uma gestão focada em agir de acordo com a leis e regulamentos internos e externos, com responsabilidade, ética e transparência”, explica o presidente da Corte, conselheiro Severiano Costandrade.

O poder legislativo e os Tribunais de Contas têm em comum a missão constitucional de fiscalizar todos os recursos públicos, desta maneira, é necessária uma sinergia das instituições em prol do cidadão, lembrando que cabe aos vereadores julgarem as contas consolidadas dos gestores municipais, após o parecer prévio emitido pelo TCE.

Para o presidente da Câmara Municipal de Dianópolis, vereador Julian Oliveira, “ter a oportunidade de sediar um evento desse porte é uma grande responsabilidade e alegria, pois a ação inédita vem de encontro com tudo o que tenho feito no parlamento de Dianópolis, trabalhando com seriedade e inovando, conciliando todas as atividades da Câmara com total transparência, hoje temos um site ativo, moderno e atualizado, estamos nas redes sociais aproximando a comunidade do dia a dia do parlamento e também pela primeira vez, nesta gestão, a Câmara iniciou em caráter definitivo a transmissão ao vivo pelo YouTube de suas sessões. É uma felicidade receber o TCE e a UVET em nosso município em uma ação importante como esta, além de ser uma grande responsabilidade, possui também um significado que marca a forma como temos nos dedicado para deixar um legado que orgulhe a população dianopolina no trato da coisa pública”. Destacou Julian.

A ação “TCE + Ação Capacita – Formap” será realizada em Dianópolis no dia 17 de setembro às 08:00 horas. O público alvo são todos os vereadores da região Sudeste, e principalmente, os presidentes de Câmaras, mas também é aberto à comunidade. O Evento será realizado no auditório do Colégio João d’Abreu em virtude do espaço poder receber maior público.