Defensoria Pública discute realização do I Festival Cultural de Dianópolis

 Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis, a 342 km da Capital, anuncia a realização do I Festival Cultural de Dianópolis, previsto para acontecer no dia 22 de novembro, na Praça Capela dos Nove. O Festival será realizado pela DPE-TO, por meio do projeto “Defensoria Pública nas Escolas” em parceria com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) e a Secretaria Municipal de Educação de Dianópolis (Semed).

O evento será aberto ao público e contará com apresentações dos estudantes das escolas públicas municipais e estaduais do município. As apresentações artísticas serão divididas em três gêneros:  Música, Poesia e Redação.  As escolas concorrerão nas categorias: Ensino Fundamental I (escolas do Município), Ensino Fundamental II e Ensino Médio (escolas do Estado). As inscrições serão feitas pelos estudantes nas próprias unidades de ensino e o regulamento estará disponível na próxima semana na Secretaria da Escola.

Haverá premiações para os vencedores de cada gênero e ainda shows com artistas locais. O I Festival Cultural de Dianópolis atingirá diretamente mais de 4.900 alunos da rede estadual e municipal de ensino. Além das competições artísticas, os estudantes desenvolverão redações com o tema referente a “Defensoria Pública”.

-- Publicidade --

Reunião

Os detalhes da programação foram debatidos em reunião realizada na sexta-feira, 30, com a participação do Defensor Público José Raphael Silvério, coordenador do Nuamac Dianópolis, o assessor jurídico do Nuamac Magno Gledson Romão Moura, o diretor da regional de ensino Ademildes José da Mata, a assessora de Desporto, Arte e Cultura da DRE, Ana Luiza Malta de Oliveira Santos, e a assessora de Currículo em Ciências Humanas da DRE, Ana Helena de Andrade Villela Silvério.

“A cultura e a educação são fenômenos intrinsecamente ligados e juntos tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar da sociedade. O Festival Cultural vem justamente com este intuito, de abrir espaço para comunidade escolar, mostrar suas produções e descobrir novos talentos, seja na música, poesia ou na escrita”, conclui o Defensor Público.