Dianópolis agora tem Universidade da Maturidade

Em comemoração aos 135 anos de emancipação política da cidade, a Prefeitura lançou na noite de quinta-feira, no Clube da Melhor Idade, a abertura de um polo da Universidade da Maturidade – UMA de Dianópolis.

A UMA é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e agora está presente em Dianópolis.

A parceria entre Prefeitura e UFT, vai promover qualidade de vida no processo de envelhecimento humano. “Abrir um polo da UMA em Dianópolis é a realização de um sonho. Dianópolis tem UMA e nossos idosos terão mais qualidade de vida. Só temos que agradecer as parcerias, que nos permitiram trazer essa Universidade para nossa cidade”, destacou o prefeito.

A solenidade de abertura da UMA em Dianópolis, contou com a presença do prefeito, da coordenadora nacional da UMA, doutora Neila Osório Barbosa, vereador e presidente da Câmara Municipal, Giulian Carmo Oliveira, diretor regional de ensino, Adelmides da Mata, secretária municipal de educação, Rone Lucia Vogado, presidente da Associação da Melhor Idade de Dianópolis “Viva Melhor, Lourdete Rosa, alunos da UMA/UFT Palmas, idosos do CRAS/Dianópolis, demais autoridades e comunidade.

Durante o evento, a coordenadora nacional da UMA, explanou sobre o projeto, destacando os avanços conquistados em 13 anos de existência em Palmas. “A UFT chegou a Dianópolis. A UMA chega com esse objetivo, de ser transformação para essa população, oferecendo melhoria na qualidade de vida destas pessoas. A UMA tem avançado, conquistado espaços. Chegamos a Dianópolis e será o início de um projeto de mudança e transformação”, destacou a professora, doutora Neila Osório.

A professora destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Dianópolis. “O prefeito está de parabéns. Investir em qualidade de vida para a população idosa é prolongar a vida destas pessoas”, frisou.

-- Publicidade --

Ainda de acordo com a coordenadora da UMA, os alunos serão acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins, terão todos os direitos de estudantes de graduação, com emissão de carteira estudantil, acesso às instalações da Instituição em qualquer campus do estado, benefícios para refeições nos restaurantes da UFT, acesso a biblioteca, dentre outros benefícios. “Após a matricula do aluno da UMA, será providenciado a documentação, para emissão da carteira do estudante. O aluno terá frequência acompanhada. Serão mais de 3 mil horas aulas, que darão direito a formatura, com certificado no final do curso. Serão alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT)”, destacou.

Matrículas

A partir de terça-feira, os interessados em participar das aulas da Universidade da Maturidade, devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, das 8h00 às 12h00, levando documentos para efetivar matricula.

As aulas terão início no dia 2 de setembro, no Campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Parceira do projeto, a Unitins, ofertou espaço e estrutura, em parceria com UFT e Prefeitura.

Representando a diretora geral do Campus da Unitins, de Dianópolis, a professora e coordenadora do curso de direito, Beatriz Mafra, falou sobre a importância da UMA para Dianópolis. “A Unitins é parceira e se orgulha em fazer parte de mais um projeto histórico para Dianópolis. A UMA chega e com certeza já traz essa referência em convivência social, pautando a importância de oferecer qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos. Parabéns ao prefeito, a UFT e a Unitins”, finalizou.

UMA

A UMA é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com proposta pedagógica voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, visando à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas da terceira idade. Presente em Palmas e mais sete cidades do estado, a UMA está também em Campina Grande (PB), além da Universidade Federal do Paraná e Universidade do Amapá e agora em Dianópolis.