Em Dianópolis, Unitins realiza o I Sudeste Jurídico para discutir vulnerabilidades sociais

Com temática voltada para discussões jurídicas das realidades locais, o , promovido pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus de Dianópolis, reunirá entre os dias 26 e 28 de setembro palestras e mesas redondas abertas à comunidade acadêmica e externa para se discutir e buscar soluções para as vulnerabilidades sociais do Sudeste do Tocantins.

O nome do evento foi sugerido por Marcelo de Melo Fernandes, aluno do 8º período do curso de Direito/Câmpus Dianópolis, por trazer mais representatividade à região. Para ele, o Sudeste do Tocantins é carente de assistência nessa área, ainda está em fase de crescimento e ações como o I Sudeste Jurídico despertam a população para que mudanças sejam feitas. “Vamos mostrar que o Sudeste anseia por mudanças e ao mesmo tempo valorizar os profissionais da região, com a presença de dois juízes da comarca de Dianópolis entre nossos palestrantes”, comenta.

Para Beatriz Cilene Mafra, coordenadora do curso de Direito da Unitins no Câmpus de Dianópolis, discutir sobre o Sudeste do estado leva os tocantinenses a conhecerem o panorama social que o curso pode oferecer na luta por seus direitos. “A população não sabe quem buscar quando se depara com falta de médicos no hospital, por exemplo, e isso se dá muitas vezes por desconhecimento de uma legislação que pode ampará-la”, aponta.

O evento coincide com a celebração dos 30 anos da Constituição Federal (CF/88) e a criação do Centro de Negociação e Mediação do Câmpus, temáticas que serão abordadas pelos palestrantes. O Centro pertence ao Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito do Câmpus de Dianópolis e atua no processo de mediação de conflitos, como uma forma de evitar a protocolização de diversos processos que atrasam o exercício jurídico na região.

 

Segundo Pedro Bernardes, diretor do Câmpus de Dianópolis, o I Sudeste Jurídico servirá de modelo para eventos que envolvam os demais cursos do Câmpus futuramente. “É o pontapé inicial para que esse tipo de evento ocorra mais vezes. A abertura para diversos profissionais do Direito da região será de muito crescimento para os alunos”, acrescentou.

 

Além de acadêmicos e docentes, o Sudeste Jurídico receberá também representantes de órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das prefeituras da região, de servidores do Ministério Público, Fórum e Defensoria Pública.

 

O evento ocorrerá às 19h no auditório do Colégio João D’Abreu, em Dianópolis. As inscrições estão disponíveis neste link.

 

Confira a programação:

-- Publicidade --

26/09

Saúde e Judicialização

Palestra ministrada por Manuel de Farias Reis Neto, juiz de Direito da Vara Criminal e responsável pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Dianópolis.

 

27/09

Negociação e Mediação

Palestra ministrada por Jossanner Nery Nogueira Luna, professor do curso de Direito da Unitins no Câmpus de Dianópolis e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Comarca de Dianópolis.

 

28/09

Temas atuais em Biodireito e a CF de 1988

Palestra ministrada por Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira, professor do curso de Direito da Unitins no Câmpus de Dianópolis e especialista em Direito Civil e Processual pela Universidade de Franca (Unifran).