- Publicidade -

O I Sudeste Jurídico, evento organizado e idealizado pelos alunos do 8° período do curso de Direito do Câmpus de Dianópolis, levantou a discussão sobre questões pertinentes ao Sudeste tocantinense e possíveis soluções com base nos conhecimentos e debates compartilhados por operadores do Direito, professores e alunos que participaram do evento nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

O evento teve como palestrantes os juízes e professores mestres Manuel de Farias Reis Neto e Jossaner Nery do Amaral Luna, além do professor doutor Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira. O I Sudeste Jurídico contou, também, com apresentações culturais por parte dos alunos do curso idealizador.

O palestrante do primeiro dia, Manuel de Reis Farias Neto, tratou do assunto Saúde e Judicialização, ressaltando a importância do acesso à saúde e as vias legais que podem acelerar os atendimentos de urgência e emergência, focando nas deficiências do Sistema Único de Saúde (SUS) em atender as demandas no Estado do Tocantins.

O segundo dia de palestras foi com Jossaner Nery Nogueira Luna Juiz da Vara, que abordou as formas de resolução de conflitos e as novas modalidades utilizadas no CEJUSC.

Alunos no último dia do I Sudeste Jurídico juntamente com os palestrantes (Foto: arquivo pessoal)

O terceiro dia teve como palestrante Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira, que tratou do assunto “Temas atuais em Biodireito e a CF de 1988”, explicando sobre os temais que são discutidos no meio jurídico relacionado ao biodireito e a bioética, expondo os estudos e a evolução das técnicas científicas que auxiliaram e auxiliam na interpretação das normas constitucionais e infraconstitucionais.

Para a coordenadora do curso de Direito/Câmpus Dianópolis, Beatriz Cilene Mafra Neves Bigeli, o I Sudeste Jurídico já deu resultado. “É um dos eventos que deve se consolidar na Unitins-Campus Dianópolis. A Unitins é dos alunos e para os alunos”, declarou parabenizando a iniciativa e se sentindo privilegiada por participar da construção dessa ponte entre o corpo discente e docente em assuntos inovadores.