Por iniciativa de Djalma Parente e Ricardo Ayres, audiência pública debaterá uso do lago no projeto Manuel Alves

Será realizada nesta segunda-feira, 9, às 19 horas, na Câmara Municipal de Dianópolis, uma audiência pública para debater as condições de uso múltiplo do lago no Distrito Irrigado Manuel Alves.

A proposta é de autoria do Deputado Estadual Ricardo Ayres (PSB) e busca uma solução de acessibilidade à praia pelo distrito, bem como uso do lago para atividades turísticas, econômicas e esportivas. A articulação junto ao deputado teve a iniciativa do vereador de Dianópolis, Djalma Parente (PRB).

O requerimento do parlamentar, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, é fruto de uma demanda dos próprios moradores e potenciais turistas que visitam a Região Sudeste do Tocantins que relataram dificuldades de acesso e uso do lago. “O acesso público e o uso múltiplo do lago do Distrito Manuel Alves, com atividades turísticas, pesca esportivas e afins, tem o potencial de gerar oportunidades de lazer, esporte e geração de renda para toda a região”, explicou o parlamentar.

-- Publicidade --

A audiência pública é aberta a participação de todos os interessados e contará com a participação de autoridades, gestores, sociedade civil organizada, produtores e comunidade local.

“Infelizmente o acesso à praia, pelo distrito, vem sendo impedido por causa de implicações provenientes de alguns produtores que não entendem a importância do turismo e do lazer para a formação das pessoas, inclusive como forma de geração de emprego e renda. Vamos reunir todos e buscar soluções viáveis”, concluiu Ricardo Ayres. 

De acordo com o vereador Djalma Parente o acesso a praia está fechado desde 2017 após uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), e, há dois anos o processo corre a revelia sem que o Executivo Municipal se manifestasse. 

 “Após o fechamento da praia, a economia regional deu uma brusca queda, cidades como Almas, Porto Alegre e Dianópolis tiveram seus comércios prejudicados, principalmente àqueles cujas atividades são voltadas para a pesca, camping e naútica”. Revela o vereador de Dianópolis, Djalma Parente.