Semana do vereador Tuca é marcada por pedido que pode agilizar concurso público e importantes debates na Câmara

Parlamentar dianopolino também lembrou dos 41 anos do Partido dos Trabalhadores durante a última sessão ordinária do mês.

A Câmara Municipal de Dianópolis realizou as primeiras sessões ordinárias da nova legislatura na última semana, com início no dia 08 de fevereiro em sessão solene que contou com a presença do prefeito José Salomão e de seu vice, Aurélio Araújo, além de outras autoridades, secretários municipais e presidentes de diversas entidades.

O vereador Amilton Pereira, conhecido pelo nome político Tuca Lula do Ferro Velho, teve uma semana movimentada nas sessões, Tuca é conhecido por seus posicionamentos coerentes diante de projetos complexos que passam pelo plenário.

Foto: Kennedy Feitosa

O primeiro grande debate da semana foi em torno do programa de recuperação fiscal de Dianópolis, o REFIS, onde elogiou a iniciativa do prefeito em colocar toda sua equipe técnica a disposição dos vereadores para sanar quaisquer dúvidas dos legisladores quanto ao projeto de recuperação fiscal que nada mais é, que um programa onde propõe facilitar a regularização de tributos em atraso de pessoas jurídicas ou físicas.

Assista o debate durante a fala do vereador Tuca:

Tuca lembra de matérias que passam pelo plenário há mais de 6 anos

O vereador Tuca Lula lembrou de projetos que continuam a passar pelo plenário por diversos anos, isto por que, muitas matérias aprovadas no parlamento foram ignoradas pelos últimos gestores municipais. De acordo com o regimento interno da Câmara propostas apresentadas só podem voltar ao plenário um ano após sua aprovação. É o que tem acontecido, por exemplo, com o pedido de revisão do código de postura de Dianópolis, uma pauta fundamental, pois é o código de posturas do município reúne e determina um conjunto de normas que regulam o uso do espaço urbano pelos cidadãos. A utilização de passeios, a instalação de mobiliário urbano, o exercício de atividades profissionais ao ar livre, a realização de eventos, e até o horário permitido para uso de som automotivo e sua regulação de decibéis (volume), para ser mais sucinto.

Tuca parabenizou o vereador Julian Oliveira pela insistência e persistência ao trazer para o plenário, novamente, o pedido de revisão do código de postura de Dianópolis.

Assista a fala completa do vereador Amilton Tuca Lula do Ferro Velho:

Implantação do Plano Diretor

“Quero parabenizar os autores da matéria (subscrita por todos os vereadores) essa é uma pauta de extrema relevância que é discutida nesta Casa desde 2013 quando eu apresentei o pedido pela primeira vez, após todo este tempo, tenho certeza que agora, a matéria será bem recebida pelo atual gestor pois já era um pensamento dele a implantação do plano diretor”. Discursou Tuca Lula.

Assista ao pronunciamento:

Solicitação pode dar agilidade em realização de concurso público

Durante segunda sessão realizada na quarta-feira, 10, o vereador Tuca Lula do Ferro Velho apresentou em plenário solicitação que cobra da prefeitura levantamento das vacâncias existentes de servidores em todas as áreas do quadro municipal, para dar andamento à realização de concurso público.

Durante o debate do tema, diversos parlamentares parabenizaram o autor do projeto principalmente pelo fato do vereador Tuca Lula fazer parte da base do prefeito sendo também do mesmo partido, demonstrando que o vereador está focado com as demandas e urgências do município.

A apresentação o pedido no plenário pode ser assistida na íntegra no vídeo a baixo;

Distribuição de alimentos da agricultura familiar e escolar aos alunos da rede municipal

“Com intuito do espirito republicano e humanístico que os vereadores Júnior Trindade, Marcelo Rodrigues, Paulo da Mega, Tuca Lula e Júnior do Alface apresentaram este projeto na Câmara Municipal durante sessão da quarta-feira, 10, de acordo com os parlamentares a medida visa garantir que todos os alunos da rede municipal, nesse período de crise, tenham garantido o alimento para que não sofram perda na qualidade alimentar.

O pronunciamento do vereador Tuca também pode ser assistida na sua íntegra:

Reajuste da diária dos motoristas da prefeitura

“Uma reivindicação antiga dos motoristas, lembro que servidores de outras áreas têm a mesma necessidade demandada, mas focamos neste pedido à classe dos motoristas pois eles possuem uma necessidade mais urgente, posto que, quase diariamente estão na estrada cumprindo seus deveres na capital e outras cidades” Disse Tuca em plenário.

Assista:

41 anos do Partido dos Trabalhadores

O vereador Amilton Pereira dos Santos, popularmente e mais conhecido como Tuca Lula do Ferro Velho (PT), fez questão de parabenizar o Partido dos Trabalhadores pelos 41 anos da sigla completados na última quarta-feira, dia 10 de fevereiro. Tuca destacou “o importante papel da militância nos últimos anos na luta contra os retrocessos que o país vem vivendo, desde o “golpe” contra Dilma, e acentuados com o governo Bolsonaro e a pandemia”.

O vereador destacou: “A história do PT nos lembra que o partido não é só uma organização, uma sigla, está enraizado em todos os campos populares e suas lutas, é representante forte da democracia ao respeitá-la a partir de seus embates internos, o PT continua sendo o que tem maior número de filiados, o maior partido de esquerda do Brasil e isso é fruto de uma militância que não se distancia da base e de ideais porque também encontram apoio na população, que é oprimida e pobre, mas sonha em viver melhor, ter mais cidadania, ter garantia dos seus direitos”. Homenageou o vereador.

“São 41 anos de luta pela democracia, seguindo à risca os princípios da nossa Constituição. Temos na bagagem do partido, que se tornou um dos maiores da América Latina, a verdadeira transformação social que levou melhoria de vida a população nos governos Lula e Dilma, com a universalização do SUS, políticas de geração de emprego e renda, tirou o país do Mapa da Fome – que agora retorna neste atual governo – e colocou o Brasil na posição de 5ª maior economia do mundo”, declarou.

Militância ativa

De acordo com Tuca Lula do Ferro Velho, o debate que o PT tem levado à população, mesmo em tempo de pandemia, através de diversas atividades diferenciadas, é mostrar os retrocessos do governo federal nas políticas públicas de inclusão social e de renda, com medidas que sucateiam e tentam privatizar a saúde pública, como, por exemplo, o CadÚnico, principal porta de acesso do brasileiro em situação de vulnerabilidade aos programas sociais e de transferência de renda através da assistência social.

“O histórico do PT, a nossa formação e nossos princípios são pela igualdade, pela distribuição de renda, pois temos o dever de ajudar a população, de maioria negra no Brasil, oprimida há séculos, a quebrar as correntes que a escraviza às elites deste país, submetendo-as à pobreza e condições indignas. Foi o PT que levou luz e água para todos, investindo na educação, com a criação de 18 universidades federais e 173 campus universitários, programas como o Reuni, Ciência Sem Fronteiras, Lei de Cotas, dentre tantas coisas. O PT nos orgulha, vida longa”, finalizou Amilton Tuca Lula.