Unidade Penal de Dianópolis recebe visita de equipe da Prefeitura para conhecer projeto de produção de blocos e artefatos de concreto

A Unidade Penal (UP) de Dianópolis recebeu a visita da Prefeitura, juntamente com equipe gestora do município, na quinta-feira, 21, para apresentação da fábrica de produção de blocos e artefatos de concreto existente na Unidade. O projeto integra o Programa Novo Tempo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), com o objetivo de oferecer educação profissional, trabalho e renda para pessoa privada de liberdade com a finalidade de reinserção social.

Atualmente encontra-se vigente o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Seciju e a Prefeitura de Dianópolis que assegura a entrega de insumos por parte da gestão municipal e as benfeitorias à comunidade dianopolina, com a pavimentação de ruas a partir do uso de bloquetes produzido pelos custodiados da Unidade Penal.

Com esta parceria, a escala de produção será aumentada e os produtos serão investidos na cidade. Divulgação/Seciju

Segundo o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa, a parceria é importante, pois configura benefícios mútuos. “Somos um Sistema feito a várias mãos. O Programa Novo Tempo está na sua segunda fase, e Dianópolis saiu na frente, pois já tempos o termo de cooperação firmado, o que garante agilidade na execução destas ações, capacitando os apenados e trazendo melhorias para a comunidade local”, disse.

O diretor da Unidade Penal, Mykael Nascimento Gonçalves, deu detalhes da visita. “Trata-se de parceria em que o Município fornece insumos, como areia lavada, cimento, brita; e nós entramos com a estrutura e a mão de obra dos internos. Teve um resultado muito positivo no ano passado e com o autorizo da Prefeitura daremos continuidade”, afirmou.

Segundo o Prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o trabalho desenvolvido irá contribuir muito com o município. “A escala de produção será aumentada e os produtos serão bastante investidos em nossa cidade”, concluiu.

Acompanhado o gestor municipal durante a visita à Unidade Penal, também estiveram presentes os vereadores Júnior Trindade, Paulo da Mega e Marcelo Rodrigues vereadores e outras autoridades locais.

___

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dianópolis)