Serras Gerais – Prefeitura de Lavandeira fecha inicia projeto de valorização da cultura e turismo regional

Potencializar a cultura e o turismo das Serras Gerais, esse é o objetivo da Prefeitura de Lavandeira, na região Sudeste do estado, que nesta semana, fechou parceria com o projeto “Arte Serra” que tem como objetivo, propagar e fomentar a arte nas Serras Gerais.

O prefeito Roberto César, recebeu em seu gabinete, os agentes culturais, Sandra Reniê e Aluísio Peregrino Freitas, responsáveis pelo projeto “Arte Serra”, para tratar sobre a parceria com o município para valorização da cultura existente na região das Serras Gerais.

O projeto, que tem foco no artesanato, abrange quatro módulos: Feira da Serra, com a artesanato regional; Armazém da Serra, que é uma loja de artesanato colaborativa; Luar da Serra, que é um evento cultural com apresentações artísticas e Arte Capacita, que é o programa de capacitação dos artesãos e comunidade.

Publicidade

Publicidade

De autoria dos agentes culturais, o projeto foi contemplado pelos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc, promovido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo e Cultura do Tocantins (Adetuc).

Segundo os idealizadores, o “Arte Serra” vai beneficiar os artesãos de toda região das Serras Gerais e em sua primeira edição será realizado nos municípios de Aurora e Lavandeira, com participação da cidade de Combinado. “A prefeitura acredita na potencialização do turismo em nossa região e esse projeto vem de encontro com aquilo que estamos desenvolvendo para o fortalecimento da cultura e do turismo, da arte nas Serras Gerais. Temos muitos artesãos na região e precisamos valorizar essas pessoas, que são os verdadeiros protagonistas do turismo, da cultura regional”, disse o prefeito, informando que na parceria com o projeto, o município cedeu o espaço onde está sendo implantado o projeto, para a efetivação das ações.

 

***

Ceila Menezes